Consórcio de Municípios vai incrementar cultura e turismo na região de Franca

  • Robson Leite
  • Publicado em 28 de junho de 2025 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comam vai valoriza Cultura e Turismo para tornar a região exemplo, com Sebrae-SP, Sesc e Cult SP Pro apresentando ações de fomento e capacitação

A presença do Sebrae-SP na reunião do Consórcio de Municípios da Alta Mogiana (Comam) na quinta-feira, 26, realizada no Sesc Franca, sinalizou o crescente foco nos setores de cultura e turismo da região.

O encontro, que reuniu prefeitos e secretários da região, assim como importantes nomes para discutir o futuro desses segmentos, foi palco de discursos que reforçaram a necessidade de valorização e o potencial transformador da cultura e do turismo locais.

Durante a abertura das apresentações, Juninho Gaspar, prefeito de Batatais e também presidente do Comam, destacou que “é hora de prestigiar a cultura e o turismo”.

Gaspar destacou a necessidade de tornar a região um exemplo para o Estado de São Paulo no turismo e na cultura. Essa visão aponta para um esforço conjunto entre entidades e a comunidade para desenvolver e projetar as potencialidades locais, buscando um reconhecimento em nível estadual.

23 municípios

A diretora do Sesc, Camila Machado, destacou a ampla atuação da instituição na região em 23 municípios, abrangendo grande parte de suas atividades por meio de parcerias estratégicas com as secretarias de cultura das cidades. Essa colaboração demonstra o papel fundamental do Sesc no fomento e na execução de iniciativas culturais.

José Adriano, da Articulação Social da Cult SP Pro, abordou a importância da capacitação para o setor cultural. Ele detalhou as diversas opções de treinamento e qualificação oferecidas pelas escolas profissionalizantes de Cultura.

José Adriano reforçou que a iniciativa da Cult SP Pro visa fortalecer os profissionais e projetos da área, sublinhando a necessidade de aprimoramento contínuo para que a cultura possa desempenhar seu papel no desenvolvimento regional de forma mais eficaz e profissional.

Marina Marinzeck, analista de negócios e gestora de Políticas Públicas do Sebrae-SP na região de Franca, sublinhou o papel da instituição no apoio ao desenvolvimento local.

Gestão e fomento

Marina detalhou a atuação do Sebrae-SP por meio do programa Cidade Empreendedora, que visa transformar os municípios por meio da gestão pública e do fomento aos pequenos negócios.

Em sua apresentação, a analista aprofundou-se no Projeto Crie Políticas Públicas, uma iniciativa focada em capacitar gestores e auxiliar na implementação de políticas públicas eficazes, especialmente na área da cultura.

Dentro deste projeto, ela destacou os diversos “Eventos e Soluções” desenvolvidos para capacitar e apoiar os empreendedores e gestores culturais, que incluem:

Tópicos

minicursos (encontros coletivos com temas estratégicos e consultorias individuais);

mentorias individuais (suporte rápido e específico, com até cinco horas de atendimento);

orientações coletivas (programação mensal com temas relevantes para gestão e execução de ações);

fóruns (encontros com painéis temáticos e grupos de trabalho para construção de estratégias de fomento à cultura).

Setor cultural

As ações do Sebrae-SP reforçam o compromisso com a estruturação, profissionalização e o fortalecimento do setor cultural na região.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o espaço que sediou a reunião.

Foi realizado um tour pelas dependências do Sesc Franca, permitindo que todos conhecessem de perto a infraestrutura e os diversos equipamentos culturais e de lazer que a instituição oferece à comunidade.


+ Cidades