​Consciência Negra tem homenagem a Abdias do Nascimento no Leporace

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de novembro de 2016 às 08:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A apresentação da peça será na sexta-feira, às 15h30, no Espaço Cultural do Centro de Esportes do Leporace

Essa semana uma programação especial está reservada, com destaque para sexta-feira próxima, no Centro de Esportes Unificado (CEU), do Parque Vicente Leporace, com uma apresentação inserida nas atividades de comemoração de aniversário de Franca e do Mês da Consciência Negra. 

Haverá a apresentação de Teatro com a peça “Abdias Nascimento – Mensageiro do Rei Oió”,  às 15h30, no espaço Cultural do Centro de Esportes, com  parte da programação Festival Amálgama Brasis. 

Os artistas que estarão no palco são do Rio de Janeiro, do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal daquele Estado. 

“O grupo coletivo Uirá surgiu em 2014, como instrumento de enfrentamento cultural e artístico. A maioria dos integrantes são alunos do curso de Artes Cênicas – Direção Teatral da UFRJ. 

Ao longo de 2014 foram realizadas oficinas de teatro, dança, percussão e canto, em locais da periferia do Rio de Janeiro, com atuação também em comunidades carentes da Zona Norte.

Em 2015, o grupo foi aos poucos voltando sua pesquisa para estudos afro-brasileiros. Perceberam que a maioria dos participantes das oficinas era negros ou descendentes, dão resolveu-se encabeçar a bandeira da identidade cultural focando nos aspectos tradicionais e étnicos. 

Neste ano, o grupo recebeu incentivo federal para produzir e circular com o Espetáculo “Abdias Nascimento – Mensageiro do Rei de Oió”.

O projeto garantiu apresentações em 16 escolas da rede pública de ensino, todas situadas em bairros periféricos e, nesta sexta-feira, estará em Franca. 

O coletivo Uirá segue na pesquisa de um teatro essencialmente nacional, elencando didáticas que possibilitam a derrota da vergonha étnica, construindo, juntamente com a arte, caminhos para a tolerância e valorização cultural. 

Mais informações, CEU-Leporace, tel. 3705-4449, com Rejane ou (16) 99187-2052.


+ Cultura