Conjunção planetária: veja Vênus, Marte e a Lua no mesmo céu nesta madrugada

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 13 de julho de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ao olhar o céu na madrugada desta terça-feira, 13, a visão da conjunção dos planetas com a Lua será deslumbrante

Ao olhar o céu na madrugada desta terça-feira, 13, a visão da conjunção dos planetas com a Lua será deslumbrante

 

Os observadores do céu terão um tratamento (inter) estelar esta semana.

Olhe para cima e você terá uma vista deslumbrante de Vênus, Marte e a lua nas noites de segunda (12) e terça-feira (13), de acordo com a EarthSky.

Vênus e Marte estiveram se movendo em direção um ao outro durante todo o fim de semana, culminando em seu encontro mais próximo durante a madrugada de terça-feira por volta das 4 da manhã (horário de Brasília).

Visto da Terra, os planetas parecerão apenas meio grau — ou apenas a largura de um dedo — separados, segundo a NASA.

Este encontro de planetas no céu é conhecido como conjunção planetária.
Isso é apenas uma ilusão, é claro, porque os dois planetas estão extremamente distantes um do outro na realidade.

“Mesmo durante esta conjunção, eles ainda estarão a muitos milhões de quilômetros de distância”, disse Giada Arney em um vídeo no site da NASA. “Mas, do nosso ponto de vista aqui na Terra, eles parecerão estar próximos.”

Arney é um cientista espacial de pesquisa no Goddard Space Flight Center da NASA e a investigadora principal adjunta da missão DAVINCI + a Vênus.

DAVINCI + significa Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemistry, and Imaging Plus.

Uma vez que este momento coincide com o retorno da lua jovem ao céu noturno, a conjunção de Vênus e Marte aparecerá ao lado de uma estreita lua crescente que é apenas 10% iluminada.

A maioria dos observadores será capaz de ver os três corpos celestes nas noites de segunda e terça-feira, de acordo com a NASA.

Os espectadores podem olhar para o oeste cerca de 45 minutos após o pôr do sol para ver o evento nessas noites, mas ele pode ser visto até 14 de julho se o céu estiver limpo.

Vênus, o mais próximo da Terra e o planeta mais brilhante do céu noturno, aparecerá ligeiramente acima do planeta vermelho.

Marte, o planeta da guerra, mitologicamente falando, será muito menor e mais escuro em comparação com o brilhante Vênus, o planeta do amor.

Primeiro, procure o resplandecente Vênus, depois mude os olhos um pouco para baixo em busca do ponto menor que é Marte.

Vênus e Marte estão no céu noturno em julho, aproximando-se lentamente e, eventualmente, passando um pelo outro.

Vênus começou o mês abaixo de Marte e está se movendo para cima e para longe do sol poente à medida que o planeta vermelho cai e se aproxima do sol poente.

O planeta vermelho é mais visível no início de julho e se torna mais difícil de detectar com o passar do mês, de acordo com a EarthSky. Você provavelmente não verá nada em agosto.

Vênus, no entanto, permanecerá no céu noturno pelo resto do ano, atingindo seu maior brilho em 4 de dezembro junto com a lua nova.

*Informações CNN

 


+ Astronomia