Conheça o Programa “Filho que ama leva o Pai ao AME” realizado em Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de novembro de 2015 às 13:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia

​Até o mês de junho de 2015, cerca de 20 mil homens em todo o Estado de São Paulo já realizaram check-up gratuito oferecido pelo programa “Filho que AMA leva o pai ao AME”, da Secretaria da Saúde. O serviço é prestado pelo AME – Ambulatório Médico de Especialidades – de Franca (Rua Doutor Alcindo Ribeiro Conrado, 1395 – Centro).

A campanha atende homens a partir dos 50 anos de idade, sem necessidade de encaminhamento médico. No total já foram realizadas mais de 56 mil consultas.

São oferecidos exames preventivos nas áreas de cardiologia e urologia, realizados aos sábados em 25 AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) da capital, Região Metropolitana, interior e litoral do Estado. O atendimento é dividido em pelo menos dois sábados.

PROCEDIMENTOS
No primeiro sábado, o paciente passa por uma consulta de enfermagem que envolve avaliação do peso, altura e risco cardíaco, uma bateria de exames laboratoriais de sangue e eletrocardiograma. Para o sábado seguinte é agendado o retorno para as consultas com cardiologista e urologista com a avaliação dos resultados dos exames. Caso haja alguma anormalidade, o paciente é encaminhado para mais exames, acompanhamento e tratamento já dentro da rotina de atividades comuns do AME.

O protocolo de atendimento foi desenvolvido em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, a Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo) e a Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

AGENDAMENTO
Para fazer o check-up, é preciso ligar para o telefone 0800-779-0000 e fornecer os dados pessoais, não sendo mais necessário aguardar o mês do aniversário para fazer o agendamento. O programa incentiva os filhos a levarem seus pais no médico, mas o agendamento deve ser feito pelo próprio paciente.

Os AMEs envolvidos na campanha funcionam aos sábados das 7h até, no mínimo, 13h. Como o atendimento das unidades é regional, as pessoas são encaminhadas para a unidade mais próxima da cidade.

O AME DE FRANCA

Mensalmente, 7 mil consultas médicas são realizadas; 1.200 exames de apoio diagnóstico e 350 cirurgias. Além disso, a unidade oferece 22 especialidades médicas e não-médicas, como acupuntura, anestesiologia, cardiologia, cirurgias geral e vascular, dermatologia, endocrinologia adulto e infantil, ginecologia, hematologia, infectologia, nefrologia, neurologia adulto e infantil, oftalmologia, otorrinolaringologia, pneumologia adulto e infantil, proctologia, reumatologia e urologia.
O AME Franca implantou recentemente um novo serviço de fisioterapia, que atenderá mensalmente 1.500 usuários.
A unidade de Franca é referência para 10 municípios, entre eles Rifaina, Pedregulho, Jeriquara, Cristais Paulista, Ribeirão Corrente, São José da Bela Vista, Restinga, Patrocínio Paulista e Itirapuã e, em 2015, inaugurou o Hospital Dia (AME Cirúrgico), uma ampliação na estrutura do próprio AME, com capacidade para realização de 470 cirurgias/mês de grande porte e 240 de pequeno porte. A área construída possui 518 metros quadrados, com um moderno centro cirúrgico – com 3 salas cirúrgicas – e mais 21 leitos entre masculino, feminino e infantil e salas de recuperação pós-anestésica
A proposta do AME é agilizar o diagnóstico e o tratamento dos pacientes, desafogando os hospitais gerais, que poderão se dedicar ao atendimento de urgências e emergências e à realização de cirurgias mais complexas.
Ter o AME é motivo de orgulho para Franca e para as cidades da região!

AME Franca
Rua Doutor Alcindo Ribeiro Conrado, 1395 – Centro – Franca-SP
Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta, das 7h às 19h
Sábados das 7h às 17h. 


+ Saúde