Conheça fatos curiosos do confronto deste sábado, entre Sesi Franca e Mengo

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 23 de dezembro de 2017 às 09:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Rivais se enfrentam para clássico neste sábado, às duas da tarde, no ginásio Pedrocão, em Franca

Duas das equipes mais tradicionais do basquetebol brasileiro, Sesi/Franca Basquete e Flamengo ficarão frente a frente mais uma vez pelo NBB, neste sábado (23/12), às 14 horas, no Ginásio Pedrocão, com transmissão ao vivo da Band. 

Conheça alguns fatos curiosos sobre este confronto: 

Deram show

No NBB CAIXA 16/17, as duas equipes protagonizaram grandes confrontos na fase de classificação. No primeiro turno, vitória rubro-negra no Pedrocão, por 85 a 84, com Alexey errando um lance livre decisivo para os francanos nos segundos finais. Porém, a equipe paulista deu o troco no Rio. Em uma partida mais emocionante ainda, Coelho empatou o placar no último do quarto final, com cesta de 3 pontos. Na prorrogação, foi a vez de Pedro decidir, com outro arremesso de fora do perímetro decisivo, decretando a vitória do Franca, por 83 a 80.

Vantagem rubro-negra

Apesar da igualdade na temporada passada, no retrospecto geral de confrontos o Flamengo leva vantagem. Em 25 duelos entre as equipes pelo NBB CAIXA até o momento, o rubro-negro carioca venceu 16, sendo sete das últimas oito partidas, contra nove triunfos do Franca.

Em alta

Vivendo bom momento na temporada, as duas equipes chegam com sequências positivas para a partida deste sábado. Enquanto o Franca venceu suas duas últimas partidas, contra LSB/Uniso (87 a 79) e Minas Tênis Clube (75 a 55), o Flamengo vem de cinco triunfos consecutivos, sendo o último, um resultado de impacto diante do atual campeão da competição, Bauru, por 97 a 71.

É com ele mesmo

Com sua grande atuação na vitória sobre o Bauru, de 21 pontos, Marquinhos assumiu o posto de cestinha do NBB CAIXA 17/18, com média de 18,2 pontos. No entanto, o norte-americano Anton Cook, da Liga Sorocabana, marcou 20 pontos contra o Pinheoiros nesta sexta, e voltou ao primeiro lugar, agora com média de 18,1 por jogo.

Absoluto

Muito graças ao seu ala, que além de cestinha é o terceiro atleta mais eficiente da temporada, o Flamengo lidera o ranking de pontos e eficiente entre os times. Seguido de perto nos dois quesitos pelo vice-líder Pinheiros, o rubro-negro carioca, em média, anota 83,5 pontos e registra 98,5 de eficiente por partida neste NBB CAIXA.

Lado a lado

Se a equipe carioca lidera em pontos e eficiência, nos rebotes os dois times se veem lado a lado. Enquanto o Flamengo é o terceiro colocado no quesito, com média de 39,33 rebotes em seis atuações, o Franca vem logo atrás, na quarta posição, com 39,25 de média.

Garrafão dominante

Grande parte dos méritos ao grande trabalho nos rebotes do Fla se deve à sua dupla de garrafão, que soma 16,3 dos 39,3 rebotes da equipe por partida. Enquanto o ala/pivô Olivinha é o segundo principal reboteiro da competição, com média de 8,5 por jogo, JP Batista aparece na quinta posição do quesito, com média de 7,8.

Rivais antigos

Presentes em todas as edições da história do NBB, os dois times já protagonizaram duas grandes séries de playoffs. A primeira foi na temporada 09/10, quando o Flamengo superou o rival na fase semifinal, por 3 a 1. Porém, no ano seguinte, o Franca deu o troco contra o rubro-negro, também na semifinal, vencendo a série por 3 a 0.

Velhos conhecidos rubro-negros

Hoje atletas indispensáveis para os planos de Helinho Garcia, técnico do Franca, dois alas/pivôs da equipe paulista já defenderam as cores rubro-negras. Um deles é Rafael Mineiro, que jogou as últimas duas temporadas pela equipe carioca. O outro, é Jefferson William, jogador do Fla durante as três primeiras edições do NBB. Além destes dois, que estarão em quadra neste sábado, o Franca recentemente contratou outros dois nomes com experiência no Flamengo. Trata-se de Rafa Luz e Leandrinho, reforços francanos de peso.

Falta pouco

Já declaradamente sua última temporada no NBB, Marcelinho poderá atingir uma marca significativa no duelo deste sábado. Caso anote nove pontos contra o Franca, o ala rubro-negro se tornará o segundo atleta da história da competição a atingir 5500 pontos. O único que realizou este feito foi Shamell, cestinha histórico do NBB, com o total de 6242 pontos.


+ Basquete