Confundida com beija-flor: maior mosca do mundo é encontrada no litoral de SP

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 26 de dezembro de 2020 às 00:54
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pertencente a espécie rara e pouco catalogada, o inseto possui 7,9 cm de envergadura e pesa 4,59 gramas

Com 6,2 centímetros, pesquisadores do Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente (Ibimm) de Peruíbe, no litoral de São Paulo, descobriram a maior mosca-da-madeira já registrada no Mundo.

Este foi o primeiro registro da espécie no litoral sul paulista. 

Rara e pouco catalogada, as fêmeas dessa espécie podem medir de 5 a 7,5 centímetros de envergadura e chegam a pesar de 2,5 a 2,8 gramas, entretanto, a encontrada em São Paulo possui 7,9 cm de envergadura e pesa 4,59 gramas.  

Segundo o pesquisador Edris Queiroz, um dos responsáveis pelo estudo, a mosca gigante foi encontrada por acidente e, de início, foi confundida com um beija-flor. 

“Ela estava voando no instituto, mas pensamos que fosse um beija-flor [por causa do tamanho], mas chegamos mais de perto e percebemos que era uma mosca”, disse. 

Assim, a fêmea foi capturada e preservada, sendo enviada à Universidade de Brasília (UNB), onde foi identificada como pertencente a espécie Pantophthalmus Tabaninus. Posteriormente, ela retornou ao Ibimm para análise. 

Nesta semana a revista científica Brazilian Journal of Animal and Environmental Research registrou o achado. 

“Encontrar um inseto tão grande no litoral nos surpreendeu. Ficamos preocupados, também, com um possível desequilíbrio ecológico”, explicou Queiroz. 

“Esta espécie é prejudicial às árvores. Elas botam larvas dentro dos troncos, que começam a comer tudo por dentro… Algumas árvores podem vir a cair com o tempo”.

*Informações Aventuras na História 


+ Meio Ambiente