Confira o cronograma de ações de combate à dengue em Franca durante a semana

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 23 de maio de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Moradores do bairro Leporace II passarão pelo serviço de fumacê nesta segunda-feira, 23, após orientações da última sexta-feira

Região Norte de Franca receberá orientações e ações de combate à dengue durante a semana

 

O cronograma divulgado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, prevê para esta semana, a realização das ações de prevenção e combate à dengue, em bairros da Região Norte.

Na última sexta-feira, os agentes de controle de vetores iniciaram a visitação casa a casa, no Leporace II, bairro que receberá o ‘fumacê’, nesta segunda-feira, 23, a partir das 17h.

Os demais bairros atendidos com a visitação dos agentes e o trabalho de nebulização são Leporace I, Leporace III, Jardins Pinheiros I e II, Guanabara e Maria Rosa, Vila Exposição, Pinhais, Residencial São Vicente e Nosso Lar.

Os agentes de controle de vetores realizam a visitação casa a casa e a orientação aos moradores de forma antecipada, visando anunciar a programação do ‘fumacê’, que é realizado no dia posterior, a partir das 17h.

Com o registro de 4.036 casos de dengue confirmados até a última sexta-feira e 7 óbitos pela doença, Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, solicitou que as pessoas continuem mantendo as suas casas livres de objetos e materiais, que possam acumular água, servindo de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

Ele reforçou que o ‘fumacê’ é acompanhado pela Guarda Civil Municipal e alertou aos motoristas para que redobrem a atenção no trânsito, uma vez que a fumaça poderá comprometer a visibilidade dos condutores.

Confira o cronograma das ações:

Leporace II
Dia 20/05 – Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização – 23/05

Leporace I
Dia 23/05 – Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização – 24/05

Leporace III, Jardins Pinheiros I e II
Dia 24/05 – Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização – 25/05

Jardins Guanabara e Maria Rosa
Dia 25/05 – Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização – 26/05

Vila Exposição, Parque dos Pinhais, Residencial São Vicente e Nosso Lar
Dia 26/05 – Visitação dos agentes de controle de vetores
Nebulização – 27/05

Orientações sobre o fumacê

Durante o ‘fumacê’, a orientação aos moradores é para que mantenham as portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida no imóvel.

As pessoas não deverão permanecer nas calçadas, com crianças e os animais de pequeno porte.

Se na residência, houver pessoas doentes ou acamadas, estas deverão ser mantidas no quarto, com as portas e janelas fechadas, permanecendo por 30 minutos depois do final da ação.

Os moradores deverão guardar em local fechado ou cobrir, alimentos, água e utensílios de cozinha, roupas limpas e/ou penduradas no varal (mesmo molhadas), comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos.

Retirar ou manter suspensas roupas de cama e toalhas de mesa.


+ Saúde