Concurso da Caixa: que faz e quanto ganha o técnico bancário, cargo mais disputado

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de abril de 2024 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As carreiras são de nível médio e têm remuneração inicial de R$ 3.762, para uma jornada de trabalho de seis horas diárias

Mais de 1,2 milhão de candidatos farão as provas do próximo concurso da Caixa Econômica Federal, previsto para 26 de maio.

Desse total, 89% dos inscritos – 1.072.983 – vão disputar o cargo de técnico bancário novo (geral), que tem 2 mil oportunidades.

A carreira é a mais cobiçada de todo o concurso, com uma concorrência de 536 candidatos por vaga.

Vagas

O processo seletivo da Caixa também possui 2 mil oportunidades para técnico bancário novo específico para a área de TI (tecnologia da informação), mas um número bem menor de pessoas –117.252 – se inscreveu para o cargo.

As duas carreiras são de nível médio e têm remuneração inicial de R$ 3.762, para uma jornada de trabalho de seis horas diárias, que totalizam 30 horas semanais.

Elas também têm as mesmas atribuições, de acordo com o edital. No entanto, o cargo de TI vai exigir mais conhecimentos específicos na prova e tem vagas em menos cidades, o que pode explicar a diferença no número de inscritos.

O que faz um técnico bancário novo?

Conforme a descrição do edital, o técnico bancário novo é responsável pela execução de atividades bancárias, como a comercialização de produtos e serviços, prestação de atendimento, além da realização de negócios e atividades administrativas.

O profissional ainda precisa ter responsabilidade pelo sigilo das informações a que tem acesso no uso de suas atribuições, com foco no alcance dos objetivos estatutários e estratégicos da Caixa.

O edital prevê que os aprovados terão como principais responsabilidades:

01. Prestar atendimento ao público, realizar negócios e comercializar produtos e serviços;

02. Identificar clientes, verificando a autenticidade de documentos, assinaturas e impressões digitais, quando realizada capacitação específica;

03. Efetuar atividades administrativas e operações bancárias, utilizando equipamentos e ferramentas tecnológicas;

04. Elaborar, redigir e conferir documentos e correspondências em geral;

05. Inserir e consultar dados em sistemas operacionais informatizados e outros aplicativos relacionados com suas atividades, assim como auxiliar em sua manutenção e aperfeiçoamento;

06. Efetuar cálculos diversos e controles numéricos;

07. Identificar e apontar oportunidades de melhorias nos processos em que atua;

08. Executar outras atividades inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo.

Onde os aprovados vão trabalhar?

Os candidatos deveriam selecionar um polo de trabalho no momento da inscrição no concurso, mas não poderiam escolher uma cidade ou unidade específica da Caixa dentro dele.

Após as provas, os candidatos aprovados vão estar em duas listas de classificação: por polo e por macropolo. Quem for selecionado para um cargo dentro do polo que escolheu, mas não aceitar tomar posse na unidade indicada pela Caixa, será excluído do concurso.

A Caixa também poderá convocar uma pessoa para assumir uma vaga num polo diferente do qual ela escolheu, se não houver candidatos para preenchê-la. Nesse caso, será usada a ordem de classificação por macropolo.

Segundo notícia do Portal G1, se o candidato aceitar a vaga no polo diferente, será excluído da lista do seu polo original de opção. Se não, será excluído da classificação por macropolo, mas mantido na do polo que escolheu.


+ Concursos