Comunidade brasileira quase dobra na Itália em 2 anos; de 85 para 161 mil pessoas

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 31 de outubro de 2021 às 08:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Itália foi um dos principais destinos dos recentes imigrantes brasileiros. Em 2018, o país tinha a 11ª maior comunidade brasileira no mundo. Em 2020, a 6ª.

As ruas das cidades italianas estão cada vez mais cheias de brasileiros que fazem o caminho inverso de seus antepassados

O levantamento mais recente do Itamaraty mostra que quase dobrou em dois anos o tamanho da comunidade brasileira na Itália.

Em 2018, 85,7 mil brasileiros viviam no país e, em 2020, eram 161 mil, um aumento de 88%.

Os números são uma estimativa do Ministério de Relações Exteriores, que leva em conta os registros dos consulados brasileiros, dados de outros órgãos nacionais, como a Receita Federal, e informações de autoridades italianas. Ou seja, na prática, os números podem ser ainda maiores.

Crise e pandemia

É verdade que esse fenômeno não se restringe à Itália. Muita gente se mudou do Brasil nesse período.

O número de brasileiros no exterior passou de 3,59 milhões para 4,22 milhões, quase 18% a mais. Em comparação com 2015, quando a tendência de alta começou, o aumento foi de 54% até 2020.

Mas a Itália foi um dos principais destinos dos recentes imigrantes brasileiros. Em 2018, o país tinha a 11ª maior comunidade brasileira no mundo. Em 2020, a 6ª.

Os relatos à reportagem da BBC News Brasil de vários profissionais que trabalham ajudando brasileiros no processo de imigração também mostram isso.

Brasileiros vão morar na Itália para tirar cidadania

Uma vantagem da Itália é que a concessão de cidadania não tem um limite geracional, como por exemplo Portugal, que só permite isso para até os netos de portugueses.

Por esse motivo, e também porque houve uma grande imigração de italianos para o Brasil no passado, muitos brasileiros têm direito à cidadania italiana e, depois de conseguir isso, podem morar na Itália.

Hoje, são aproximadamente 25 milhões de descendentes de italianos no Brasil.

Há três formas principais de um descendente brasileiro se tornar cidadão italiano. A primeira, por meio dos consulados no Brasil, onde a fila dos processos pode chegar a dez anos.

Ação na Justiça Italiana

Ou entrar com uma ação na Justiça italiana, alegando que os consulados no Brasil não respeitam os prazos legais para a análise dos pedidos. A decisão costuma ser favorável e sai em média em dois a três anos.

Ou a opção mais rápida: ir morar na Itália e dar entrada no processo em uma Prefeitura local. Quanto menor a cidade, mais rapidamente o trâmite costuma ser. A espera leva geralmente de três a seis meses, mas pode ser ainda mais curta.

Segundo a BBC News Brasil, o consulado-geral do Brasil em Milão lançou há dois anos uma cartilha para orientar quem busca serviços de assessoria no processo de cidadania por causa do “grande aumento no número de brasileiros descendentes que buscam ter a nacionalidade de seus ancestrais”.

A ideia é prevenir que essas pessoas caiam em golpes, que estavam se tornando bastante frequentes, segundo o consulado.


+ Cotidiano