Com umidade do ar seguindo em baixa, Franca vive outro dia com “clima de deserto”

  • Marcia Souza
  • Publicado em 27 de julho de 2022 às 06:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nesta quarta-feira, segundo o Climatempo, umidade na cidade ficará entre 20% e 55%

Nesta quarta-feira, segundo o Climatempo, umidade na cidade ficará entre 20% e 55%

O tempo seco permanece em Franca nesta quarta-feira. Segundo a previsão do Climatempo, a umidade relativa do ar segue em baixa, oscilando, hoje, entre 20% e 55%.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera como ideal a umidade do ar acima de 50%, de preferência entre 50% e 80%.

É preciso considerar que muitos fatores são levados em consideração neste cálculo e a população francana deve estar atenta e manter boa hidratação, entre outros detalhes.

Quando a umidade cai abaixo dos 30%, há estado de atenção. Se a umidade atingir níveis entre 20% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.

O que pode causar?

Nesse período em que é registrada uma queda considerável da umidade relativa do ar, muitas pessoas começam a sentir as consequências do fenômeno na própria saúde.

As doenças são diversas e podem atingir a todos, porém os mais vulneráveis à baixa umidade são as crianças de pouca idade, os idosos e as pessoas que já possuem problemas pulmonares.

O médico infectologista e diretor do Hospital São José, especializado em doenças infecciosas, Roberto da Justa, explica que a baixa umidade é um dos maiores fatores responsáveis pelo ressecamento de vias respiratórias.

“Esse período seco pode desencadear doenças pulmonares, levando à tosse e falta de ar. É propício, também, para infecções respiratórias altas, como sinusites e rinites, pneumonias, bem como as causadas por bactérias”, explica.

Segundo o infectologista, essas doenças podem agravar bronquites crônicas, asmas e enfisemas.

O ar-condicionado é um grande vilão nessa época. “A baixa temperatura agrava muito mais as condições de umidade do ar, predispondo as pessoas à complicações”, diz.

Os sintomas mais comuns são: ressecamento de mucosas do nariz e garganta, nariz entupido, podendo apresentar sangramento, espirros, tosse, dificuldade para respirar.

Além dos problemas respiratórios, é frequente as pessoas apresentarem ressecamento da pele e irritação dos olhos.

O médico dá algumas dicas de prevenção dos agravantes. “É necessário beber muita água. Outra coisa importantíssima é umidificar o ambiente de dormir”, enfatiza o médico.

Além desses cuidados, é preciso evitar cortinas ou carpetes que acumulam poeira, e procurar não tomar banho com água muito quente, pois aumenta o ressecamento da pele. Usar creme hidratante e protetor labial.

Além do tempo seco, a sexta-feira, 22, será marcada por sol com poucas nuvens no céu. Não há previsão de chuvas.

As temperaturas também seguem estáveis: a máxima pode chegar a 28ºC e a mínima a 15ºC.


+ Clima