Com todas as restrições da pandemia, basquete online ganha força e cativa o público

  • Marcia Souza
  • Publicado em 20 de junho de 2021 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Avanço das plataformas digitais na cobertura do NBB demonstram esta nova realidade do esporte

Avanço das plataformas digitais na cobertura do NBB demonstram esta nova realidade do esporte

As Finais do NBB 2020/2021 tiveram um enorme impacto no ambiente digital. Várias opções de conteúdos, lives, transmissões em diferentes plataformas e iniciativas inéditas.

A adequação da cobertura se deu, principalmente, em razão das restrições ocasionadas pela pandemia no Brasil.

No quesito transmissão, foram quatro plataformas exibindo ao vivo os jogos das Finais do NBB 2020/2021: ESPN (TV fechada), TV Cultura (aberta), DAZN (streaming por assinatura) e Twitch (mídia social – gratuita).

Na ESPN, por sinal, os jogos das Finais NBB tiveram uma audiência três vezes maior do que a média registrada na fase de classificação.

Na Twitch, sete canais diferentes “streamaram” as partidas e usaram suas características para levar ao fã experiências completamente distintas. Os canais foram: NBBoficial, Nunca Mexa, Marcelo D2, Café Belgrado, Tio Predella, Basquete Pra Vida e Fresno.

Essa iniciativa da Liga Nacional de Basquete foi fruto de uma parceria com a empresa norte-americana Sport Buff, especializada em engajamento e gamificação para aprimoramento da experiência do fã do esporte em vídeos ao vivo e on demand.

Outra iniciativa online foram lives com a participação de torcedores/influenciadores que reviveram confrontos clássicos no futebol e no basquete.

Pré e Pós-Jogo Budweiser

Houve ainda os programas de Pré e Pós-Jogos de cada partida das Finais do NBB, que foram ao ar nos perfis oficiais do NBB no Facebook, YouTube e Twitch.

Com convidados especiais, entrevistas diretamente da quadra do Maracanãzinho e muito mais, o programa deixou o fã no clima das Finais, tanto antes quanto depois dos jogos.

A ação teve mais de 60 mil visualizações totais (média de 20 mil por jogo), além de mais de 5 mil interações nas lives.

NBBet! nas Finais

Outra inovação desta temporada foi o NBBet! O programa, que vai ao ar no YouTube e Facebook do NBB, discute as melhores possibilidades de apostas relacionadas àquela determinada partida.

Para o Jogo 3 da série, que acabou concretizando o título do Flamengo, foram mais de 19 mil visualizações e quase mil interações.

Super Live de aquecimento

Na véspera do Jogo 1 das Finais, o NBB realizou uma Super Live para aquecer para a decisão. A transmissão teve seis horas de duração e foi ao ar no Facebook, YouTube e Twitch do NBB.

Com o objetivo de engajar com as torcidas de Flamengo e São Paulo, a Super Live contou com a presença ilustre de ídolos dos dois clubes. Zico foi o convidado de honra do Mengão, enquanto Muricy Ramalho, Zetti e Silas participaram pelo lado Tricolor.

A programação também contou com análise tática das Finais pelos técnicos Guerrinha e Demétrius, divulgação dos indicados ao prêmio de King of The Season do NBB, bate-papo com torcedores ilustres, entrevista com Alex Garcia e por fim, um painel com narradores do NBB.

No Twitter, marcado pela cobertura em tempo real das rodadas durante toda a competição, em um total de 266 tweets, entre posts solos, replies (posts em thread) e retweets, que tiveram 3.085.764 impressões e 44 mil interações.

Considerando os 104 vídeos publicados no período da decisão, tivemos 306.288 visualizações de vídeo.

Enquanto isso, no YouTube, foram publicados os Jogos Condensado, Melhores Momentos, Highlights de destaques das partidas, Pré e Pós-jogo Budweiser. Foram registradas 234.607 visualizações e 9.4 mil interações.


+ Esportes