Com “sotaque francano”, Seleção de Basquete inicia trabalhos em Buenos Aires

  • Marcia Souza
  • Publicado em 22 de novembro de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipe treinada por Gustavinho tem Helinho de auxiliar e Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho no elenco

Sesi Franca

Equipe treinada por Gustavinho tem Helinho de auxiliar e Lucas Mariano (acima), Lucas Dias e Georginho no elenco

A Seleção Brasileira de Basquete se apresentou neste domingo e seguiu direto para Buenos Aires, na Argentina, onde nesta segunda-feira inicia os trabalhos da primeira janela das Eliminatórias da Copa do Mundo do ano que vem.

A equipe terá um forte “sotaque francano”, uma vez que o Sesi Franca tem quatro integrantes na delegação.

O auxiliar técnico da seleção será o técnico Helinho Garcia e o elenco terá os jogadores Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho,

O time tem uma mudança em relação à convocação original. O armador Rafa Luz, ex-Franca, sofreu uma entorse no joelho atuando pelo Bilbao, na Liga ACB, da Espanha. Em seu lugar, foi convocado Jonas Buffat, ala do Pinheiros.

Estreia contra o Chile

O Brasil encara o Chile nos dias 26 e 27 de novembro, às 18h10 e 19h10, na bolha montada pela FIBA em Buenos Aires, na Arena Obras Sanitarias. As duas partidas terão transmissão ao vivo da ESPN Brasil.

Os jogos marcam o começo da caminhada de Gustavo De Conti como técnico da Seleção Brasileira. De Conti, que também dirige o Flamengo, já esteve na comissão técnica do Brasil de 2012 a 2016, e assumiu a equipe para o ciclo olímpico até Paris 2024.

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, e volta a jogar, depois, no mês de fevereiro, nos dias 25 e 28, ainda sem local definido, diante de Uruguai e Colômbia.

A terceira janela será entre junho e julho, definindo os classificados para a segunda fase das Eliminatórias.

Entenda o sistema

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas.

Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda.

Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta.

Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

No Japão

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa.

A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

CONVOCAÇÃO

Armadores

Yago – Flamengo-RJ

Elinho – São Paulo-SP

Alas/Armadores

Vitor Benite – Burgos-ESP

Georginho – SESI Franca-SP

Alas

Gui Deodato – Minas-MG

Rafa Mineiro – Flamengo-RJ

Gabriel Jaú – Bauru Basket-SP

Jonas Buffat – Pinheiros-SP

Alas/pivôs

Lucas Dias – SESI Franca-SP

Bruno Caboclo – São Paulo-SP

Timothy Soares – Ironi Ness Ziona-ISR

Pivôs

Lucas Mariano – SESI Franca-SP

Cristiano Felício – Ratio Ulm-GER


+ Basquete