Com Ivanise Esperidião, da Associação Mães da Sé, Unesp faz Seminário Internacional

  • Robson Leite
  • Publicado em 25 de outubro de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estará presente na palestra de abertura do evento a senhora Ivanise Esperidião, mãe que criou e dirige a ONG Mães da Sé

A REDESPARC – Rede Estratégica e de Enfrentamento ao Desaparecimento de Crianças. – realizará nesta quarta-feira (26), de forma híbrida – nas dependências da Unesp Franca e pela Internet – o seu 1º Seminário Internacional.

A transmissão do evento será feita pelo canal do Youtube da UNESP Franca (https://www.youtube.com/c/UnespFrancaFCHS),  que já tem a playlist na própria página do YouTube.

Estará presente na palestra de abertura do evento a senhora Ivanise Esperidião. Ela é a mãe que criou e dirige a ONG Mães da Sé.

O evento conta com três divisões de links:

Na abertura, a apresentação inaugural e em seguida a Mesa 1, que abordará o tema “Tráfico de crianças e sua intersecção com o desaparecimento de crianças”, que acontece das 8h às 12h, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=PFiWaJOsjaw.

Os palestrantes são Waldimeiry Corrêa da Silva, da Universidad Loyola – Sevilha/Espanha

David Sánchez Rubi, da Universidad de Sevilha/Espanha

Inmaculada Ramos Tapia, da  Universidad de Granada/Espanha

Paulo Correa Borges, Promotor de Justiça e professor da Unesp Franca, participante do Núcleo de Estudos da Tutela Penal e Educação em Direitos Humanos

Mesa 2

A Mesa 2 abordará o tema  “Piores formas de trabalho infantil e sua intersecção com o desaparecimento de crianças”, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=hGKiy5s0SOs.

Os palestrantes são Mariana da Silva Ferreira – Médica Legista do IML de São Paulo, pós graduada em sexualidade humana pela USP, Fundadora da Pródigs.

Ana Maria Villa Real, Procuradora do Ministério Público do Trabalho e coordenadora da COORDINFÂNCIA

João Batista Martins César, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região – Gestor Nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TST

Eliana dos Santos Alves Nogueira, Juíza do Trabalho e professora da Unesp Franca

Victor Hugo Almeida, Professor Doutor da FCHS-UNESP  e integrante do Núcleo de Pesquisa e Observatório Jurídico: (Re)pensando o Trabalho Contemporâneo – UNESP NEETI – Núcleo de Estudos e Extensão sobre Trabalho Infantil.

Mesa 3

A Mesa 3 abordará o tema “A Proteção e o bem-estar de crianças e jovens em risco e  A Violência sexual dos mesmos e O Racismo”, das 14h às 17h30, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=hGKiy5s0SOs.

Os palestrantes são Paula Cristina Martins, do Centro de Investigação em Estudos da Criança (Universidade do Minho/Portugal)

Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar, do Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisas em Psicanálise – NEEPPSICA-FC/Bauru e Observatório de Educação em Direitos Humanos – OEDH-FAAC-Bauru

Mesa 4

A Mesa 4 tratará do tema  “Desaparecimento de crianças e adolescentes: diagnóstico parcial da situação em municípios do estado de São Paulo”, que poderá ser visto pelo link https://www.youtube.com/watch?v=TgxHZh3o8gk.

Os palestrantes são Eliana dos Santos Alves Nogueira, da Unesp Franca, Paulo Cesar Correa Borges, da Unesp Franca e Patrícia Borba Marchetto (FCL/CAr) e bolsistas da REDESPARC.

Mesa 5

A Mesa 5 abordará o tema  “Desaparecimento de crianças e adolescentes: causas, consequências e desafios”.

Os palestrantes são Fernanda Baldo, assessora do Programa de Pessoas Desaparecidas para o estado de São Paulo e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha

Eliana Faleiros Vendramini Carneiro, Promotora de Justiça de São Paulo e Coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos.

Renata Reali, Responsável pelo Programa de Saúde Mental e Apoio Psicossocial.

A sessão de  encerramento será feita das 18h30 às 21h, através do link https://www.youtube.com/watch?v=TgxHZh3o8gk.

Articulação

A UNESP criou em 2021 várias redes temáticas com o objetivo de relacionar cursos e abordar temas de grande impacto estrutural de modo orgânico e com contribuições de várias áreas da ciência

Uma das redes temáticas é a REDESPARC – Rede Estratégica e de Enfrentamento ao Desaparecimento de Crianças.

A REDESPARC tem como coordenadora a professora Patrícia Borba Marchetto, da UNESP de Araraquara, e a juíza do Trabalho de Franca, Eliana Nogueira, também docente da UNESP de Franca, como vice coordenadora.

Várias autoridades e professores fazem parte da entidade, como é o caso do Promotor de Justiça Paulo Cesar Correa Borges.


+ Ação Social