Com escassez de chuvas, Sabesp pede economia de água na região de Franca

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 10 de maio de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pequenas mudanças de hábitos ajudam a evitar o desperdício de água

Nem pense em fazer do seu chuveiro um microfone: o cachê não vai dar para pagar a conta

A falta de chuvas tem afetado o município de Franca e, por isso, a Sabesp reforça o pedido do uso consciente da água aos moradores.

Pequenas mudanças de hábitos como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo e não lavar calçadas com mangueiras já ajudam a evitar o desperdício, principalmente no período de estiagem.

Para o enfrentamento da seca, a Sabesp vai implantar duas captações emergenciais a fim de aumentar a oferta de água em Franca.

“Todas as medidas necessárias serão tomadas. Mas é importante ressaltar que o uso racional da água pela população é fundamental neste momento”, destacou o superintendente da Sabesp na região, Gilson Santos de Mendonça.

O município registra o menor volume de chuvas dos últimos 20 anos no período úmido (de outubro a março) neste momento em que se inicia a época de estiagem.

No último período de chuvas que começou em outubro de 2020 e se encerrou em março de 2021, choveu 824 milímetros ante 1.482 milímetros no período anterior.

A média de chuva é de 1.360 milímetros.

“A Companhia tem realizado todas as ações para garantir a distribuição de água para a população, porém, a ajuda e a colaboração de todos são imprescindíveis para evitar que a água falte”, ressalta Alex Veronez, gerente do Departamento Distrital de Franca.

Além das medidas emergenciais, estão em andamento as obras do novo sistema produtor de água de Franca, o Sistema Sapucaí-Mirim, que vai praticamente dobrar a capacidade de produção do município, passando dos atuais 1.000 litros/segundo para 1.800 litros/segundo.

A previsão de conclusão dos trabalhos é para o final de 2022.

Dicas de economia

– Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras. Não utilize mangueiras.

– Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água.

– Não use água corrente para descongelar alimentos.

– Fique muito atento a possíveis vazamentos. Eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Para saber mais, acesse aqui


+ Meio Ambiente