Com atuação de gala de francano, Brasil bate Argentina e fatura Sul-Americano

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 27 de março de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Reynan é o cestinha da decisão e escolhido como o melhor jogador da competição internacional

Reynan é o cestinha da decisão e escolhido como o melhor jogador da competição internacional

Com uma campanha irretocável, o Brasil se impôs diante da Argentina e conquistou na noite deste sábado, 26 de março, de forma invicta, o título do Sul-Americano sub-18 masculino de basquete.

Com 100% de aproveitamento no torneio, a Seleção controlou os nervos após um começo ruim e fechou a partida no Parque José Carrillo com o placar de 73 a 59 para ficar com a taça e confirmar a força desta geração que chega.

Reynan, jogador do Sesi Franca, foi eleito o melhor jogador do campeonato. Além disso, Reynan, cestinha do jogo decisivo contra a Argetina, e Landeira, capitão da Seleção, conquistaram um lugar no quinteto ideal escolhido pela Confederação sul-americana.

Anteriormente, na sexta, o time já havia vencido bem o Equador nas semifinais para conquistar uma vaga na AmeriCup. A AmeriCup sub-18, ainda com local a definir, será jogada entre os dias 6 a 12 de junho. Além do Brasil, Argentina e Equador conquistaram um lugar no torneio através do Sul-Americano.

“Sou muito grato por essa oportunidade, pelos jogadores que acreditaram no nosso trabalho em todos os momentos. Conseguimos primeiro a classificação para a AmeriCup e agora o título. Temos que felicitar também os treinadores que trabalham com os nossos atletas em seus clubes”, disse Vitor Galvani, técnico do Brasil.

A partida

A Seleção Brasileira começou o jogo muito nervosa, errando na transição e dando arremessos livres para os argentinos.

Os rivais abriram 7 a 0 na primeira metade do período, quando o técnico Vitor Galvani rodou o banco e o time começou a se acertar. Assim, conseguiu igualar e empatar em 13 a 13.

Já no segundo período, o ataque funcionou melhor com Landeira, que meteu três bolas de três pontos, e o Brasil chegou a colocar 34 a 28. Stenta, contudo, também estava com a mão calibrada e não deixava o Brasil abrir, com o segundo período terminando com 34 a 32 para a Seleção Brasileira.

No terceiro quarto, o Brasil repetiu seus melhores momentos no Sul-Americano e teve uma parcial de 21 a 12 para abrir no marcador e ficar mais próximo do título. Atauri e Tesch, em duas bolas de três pontos, foram fundamentais, assim como Reynan.

No último quarto, a Seleção manteve o foco, a vantagem no placar, e fechou o Sul-Americano com o título diante dos argentinos.

Maiores pontuadores na decisão

Reynan Santos – 17pts

Guilherme Tesch – 14pts

Gabriel Landeira – 17pts e 4ast

Confira a campanha Brasileira

Primeira fase

Brasil 99 x 34 Bolívia

Brasil 81 x 43 Uruguai

Brasil 74 x 39 Colômbia

Semifinal

Brasil 84 x 40 Equador

Final

Brasil 73 x 59 Argentina


+ zero