Com a chegada do tempo mais frio, saiba como amenizar casos de gripe em crianças

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 14 de abril de 2023 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pediatra Maiton Fredson, do Hapvida NotreDame Intermédica, orienta para ações de prevenção e campanha de vacinação

Tosse persistente, coriza, febre, dor de garganta e, em alguns pacientes, até dor de barriga. Esses são alguns dos sintomas que o vírus da Influenza, a popular gripe, pode desencadear em uma criança.

Embora haja registros de casos ao longo de todos os meses, com a chegada das baixas temperaturas a incidência aumenta e preocupa pais e responsáveis pelos pequenos.

O pediatra do Hapvida NotreDame Intermédica, Maiton Fredson, explica que a gripe é uma doença viral causada pelo vírus da Influenza e que, diferente do resfriado, pode trazer complicações. Ela se divide em quatro tipos, sendo que a Influenza A é a mais comum e que mais acarreta epidemias sazonais.

“A gripe tem sintomas generalizados e dependendo do quadro pode evoluir com complicações pulmonares graves”, alerta.

Prevenção e tratamento

Com duração de uma a duas semanas, a gripe é tratada mediante o controle de seus sintomas, ingestão de líquidos e repouso para que o corpo combata a infecção.

“Para um grupo de pacientes específicos, pode-se utilizar medicamentos recomendados pelos médicos. Porém, mais do que o tratamento, o importante é focar na prevenção”, destaca o médico.

Segundo o pediatra, entre as principais ações para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A estão a lavagem das mãos; utilização de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas; deixar ambientes arejados; e não compartilhar objetos de uso pessoal.

“A prevenção está diretamente ligada à higiene e essas orientações são fundamentais para evitar a gripe transmitida normalmente, por meio de gotículas de saliva contaminadas que ficam em suspensão no ar”, orienta Fredson.

Vacinação

Como as crianças são consideradas grupo de risco, o pediatra do Hapvida NotreDame Intermédica diz que, embora os cuidados na prevenção sejam necessários, o mais importante é a vacinação, recurso disponível para evitar a doença e suas possíveis complicações.

“Todos os anos, o Sistema Único de Saúde oferece a vacina atualizada da gripe. É muito importante manter a vacinação das crianças em dia, assim como a vacinação dos adultos, para prevenir essa doença que pode ter um desfecho muito grave”, adverte o médico.

A vacina da gripe oferecida pelo SUS é gratuita e abrange crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais e outros grupos prioritários.

De acordo com o Ministério da Saúde, o público-alvo corresponde a 81,7 milhões de pessoas e a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis. Neste ano, a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontecerá entre os dias 10 de abril e 31 de maio.


+ Saúde