VOLTAR ÀS AULAS ???

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 9 de agosto de 2020 às 15:14
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estamos numa situação nunca antes experimentada na História da Humanidade!

Loucos para voltar ao ‘ normal ‘.

O chão nos foi tirado de repente.

Os valores mudaram.

Os costumes, hábitos diários, tudo, absolutamente tudo mudou.

E nós? Mudamos?

Existe a polêmica atual sobre volta às aulas. Como mãe e avó, eu sou totalmente contra. Reuniões online decidindo se as crianças voltam às aulas. Se não se pode fazer reunião presencial, não se pode mandar as crianças para a escola… 

Estamos mais perdidos do que cachorro que caiu da mudança, por que queremos impor algo que ainda não sabemos se dará certo?

No meu caso, como professora de piano, aula individual, também não estou abrindo para aulas presenciais. Todos que conhecem o local sabem que investi até o que eu não tinha numa estrutura, pianos, sala clássica inspiradora, um lavabo decorado como cabine telefônica inglesa, jardim que cuido com carinho para as pessoas se sentirem acolhidas, sala de estudos, enfim, muitos conhecem os investimentos no Espaço Franz Liszt. Mas a vida está em primeiro lugar. 

Fizemos as modificações necessárias para nos adaptarmos ao modo ‘ online’, tanto eu como os alunos, pais, e estamos driblando esta situação com disposição, empenho, e temos os pontos positivos das aulas online também, que antes não eram avaliados porque o professor não tinha a noção de como o aluno estudava em casa, onde estava seu material, seu piano, a iluminação, e muitos outros detalhes que influenciam no rendimento. Olhamos o lado positivo da aula online e vimos que foi uma oportunidade e tanto.

O mesmo acontece com as aulas online em escolas regulares. Compreendo que nem todos tem o necessário para as aulas, que a situação é bem complicada para quem tem dois ou três filhos, mas o problema bateu à nossa porta e é hora de reinventar. 

Fico me perguntando por que o governo não tem uma TV educativa aberta para aulas. Não depender de celular. Deixarem o celular, tablet ou computador para contatos semanais online. 

Seria hora do aluno se levantar, ligar a TV e ter a programação para cada faixa etária.  Pode-se, por exemplo, criar conteúdos de História, Geografia, Ciências que sirvam para várias idades. Lembram-se do Mundo de Beakman? 

 

Vamos nos recordar do Castelo Ra Tim Bum , X TUDO, Macgyver ( aquele inventor fantástico). Fica o questionamento aqui se não poderíamos educar as crianças através da grande tela de uma TV , selecionando programas educativos fantásticos que já foram feitos antigamente. Meus filhos adoravam todos estes, sabíamos os horários que eles iriam ao ar e logo se sentavam para assistir. Como aprenderam coisas diferentes e tomaram gosto pelo saber! Curiosidades históricas, experiências científicas, culinária … Enfim, era uma delícia. Eu até aprendi uma receita muito gostosa com o X TUDO que meu filho viu e se tornou o doce preferido deles.

Embora estejamos loucos para voltar ao normal, estou tentando me recordar do normal de antigamente quando eu trabalhava meio período fora de casa e no outro período selecionava programas de TV educativos para meus filhos assistirem, acompanhava as tarefas escolares, disponibilizava materiais de todo tipo para eles como sucatas, canetinhas, lápis de cor, cola, tintas. O que mais adoravam? – realizar experiências científicas, assistirem sobre as curiosidades da Humanidade, e conversávamos longamente sobre tudo isso além de colocar em prática as atividades sugeridas. Uma delícia! Que saudade… Era um parque de diversões. E podia sujar tudo, podia recortar, pintar, pegar utensílios domésticos para as experiências… Meu filho treinava fazer armadilhas no quintal porque os gatos estavam comendo os morangos que plantamos, então as armadilhas eram baldes de alumínio, vassouras, etc e o gato se assustava quando pisava e fazia aquele enorme barulho! Há! Há! Há!

Bom, gente é isso. Lógico que eu gostaria de disponibilizar o Espaço Franz Liszt, com toda a estrutura que ele oferece, mas no momento estou descobrindo possibilidades online que estão nos fazendo conhecer outras vantagens. Os alunos aprendem a gravar vídeos, avaliar sua performance, e muitos outros detalhes que antes não eram vistos.

Voltar às aulas presenciais? Por mim, ainda não! 

E talvez seja o momento de resgatar estes programas sensacionais que eram disponibilizados na TV Cultura.

Lembram-se do Programa ‘ Quem tem medo da Música Clássica?’ Narrado por Arthur da Távola era um bate papo sensacional! Concertos selecionados!

Embora distanciando os pianos para separar professor e aluno, ainda não é o ideal. Vamos ter um pouco de paciência e olhar o lado positivo do modo online.

Tudo vai passar! 


+ zero