Por que o Voluntário está sendo valorizado?

  • Construindo Cidadania
  • Publicado em 15 de outubro de 2020 às 23:15
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana e Diretor da rádio Tom Social. www.robertoravagnani.com.br

Já não é de hoje mas tem se intensificado a busca por pessoas que são ou foram voluntários e não estou me referindo somente a organizações sociais, mas empresas buscam contratar pessoas que tem o diferencial de ser  ou ter trabalhado como voluntario em qualquer tipo de atividades e tem um motivo muito forte para que este fenômeno aconteça.

Habilidades adquiridas, este é o motivo, quando a pessoa se dispõe a apoiar ou ajudar o seu próximo, de forma instintiva, orgânica, natural acontece a transformação de quem faz este tipo de ação. Transforma como se vê e como percebe o mundo a sua volta, transforma suas reações, se torna mais critico e muito mais preocupado com a sociedade onde esta inserido, preocupado em se fazer entender e colocar seus pontos de vista de forma não violenta, passa a gostar de ouvir, entre muitas outras fantásticas transformações que o trabalho voluntário traz para nos seres humanos normais. Esta é a resposta pelo qual as organizações e empresas buscam este tipo de pessoa, que é ou prestou algum tipo de serviço voluntário, por ser uma pessoa diferente e com seu quociente emocional elevado e bem preparado para enfrentar os mais diversos tipos de situação.

Perceba então que até mesmo o mercado formal de trabalho, entende e valoriza a atividade voluntária, pelas habilidades que são conseguidas pela prática, obviamente que não é uma simples ação que tudo isso vai ser conseguido, tem a necessidade de ser uma ação mais constante para poder aproveitar todos os benefícios, tipo doses homeopáticas, devagar, mas constante.

Esta é a importância do trabalho voluntário em nossas vidas, em primeiro lugar, depois ainda tem todos os benefícios levados aos nossos mais próximos, que são incomensuráveis.

Espero que possa provar de toda esta panaceia que faz tão bem a tantos.


+ zero