Limão afina o sangue?

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 23 de maio de 2018 às 14:39
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

É bem comum ouvir de pais, mães, avós (ou quem quer que seja, na verdade) ditados e crenças populares. Especialmente no que diz respeito à saúde.

Muitos com certeza já ouviram a seguinte afirmação: “Limão afina o sangue”. Mas, o que ela quer dizer?

Na verdade, existe uma má concepção acerca da palavra AFINAR.

No contexto do consumo de limão, afinar se refere a… limpar! Eliminar impurezas, facilitar a circulação e melhorar a viscosidade do sangue.

Explico.

Para entender, vou falar sobre outro mito: “limão acidifica o organismo, faz mal ao estômago”.

Não poderia estar mais longe da verdade!! O limão se trata de um grande presente da natureza.

Possui capacidade altamente digestiva, mineralizante, destoxificante e alcalinizante. Sim: alcalinizante.

Apesar de se tratar de alimento ácido ao paladar, uma vez que chega ao estômago, o ácido cítrico reage quimicamente com o meio ao seu redor e se combina com os Minerais Alcalinizantes (cálcio, zinco, ferro, magnésio, etc) produzindo citratos alcalinos e transformando imediatamente o pH.

O pH é uma unidade de medida utilizada para avaliar a acidez ou alcalinidade das substâncias que pode ser classificada de 0 a 14 (do mais ácido para o mais básico)

Para simplificar:

pH = 0 (máximo de acidez)
pH = 7 (neutro)
pH = 14 (máximo de alcalinidade)

O pH ideal do sangue se situa entre 7,36 e 7,42 portanto, levemente alcalino.

Importante destacar que a saúde depende, inevitavelmente da qualidade das células, que por sua vez, depende de seu equilíbrio ácido-base (pH).

Cerca de 65% da massa total do corpo humano é formado por seus líquidos corporais e o sangue, dentre eles, é o grande transportador, solvente, mediador, provedor de nutrientes e oxigênio e agente de ligação entre órgãos e tecidos.

Cuidar de seu equilíbrio é, portanto, cuidar da própria saúde!

O excesso de acidez no pH sanguíneo abre as portas para uma série de desequilíbrios e condições: dentre elas, já foram identificadas úlceras, osteoporose, fadiga, depressão, artrite e problemas de pele.

Quer saber o que causa acidez em seu organismo?

Sua alimentação! Alimentos ricos em farinhas brancas, processados, frituras, repletos de químicos, aditivos e conservantes.

Bolos, refrigerantes, salsichas, embutidos, enlatados, batatas fritas, salgadinhos, bebidas alcoólicas, biscoitos, pizzas congeladas, etc.

A partir do momento em que acidificamos o pH, o corpo inicia seu processo natural para retornar ao equilíbrio e passa a utilizar substâncias que estariam sendo usadas em outras funções.

Uma dessas substâncias é o cálcio. se sua alimentação está constantemente acidificando o seu corpo, fazendo com que ele precise “se virar” para retornar ao seu estado saudável e acabando com o estoque de certos nutrientes… fica muito claro que em um futuro próximo as consequências serão duras!!

Voltando à capacidade do ácido cítrico de se combinar com metais, tais combinações formam sais que além de alcalinos, como já citado, são solúveis: o que facilita a absorção desses minerais pelo organismo, aumentando sua biodisponibilidade.

Todo esse processo atua contra a viscosidade do sangue, melhorando sua fluidez, promovendo prevenção contra uma série de doenças cardíacas e por fim, criando o tal ditado de que “afina o sangue”.

O consumo de água morna com limão pela manhã é um ótimo hábito que promove a desintoxicação do organismo, além de auxiliar no processo de alcalinização do pH.

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero