FÉRIAS de 2020

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 10 de dezembro de 2020 às 20:40
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As férias chegaram? O que significa férias?

O alto grau de estresse que todos estamos vivendo, realmente precisaríamos de férias, quem sabe numa praia, num resort ou mesmo passeando sem a preocupação extrema de estarmos sob a mira de um vírus.

Estamos numa época de nos reinventarmos. Tudo o que fazíamos hoje está de forma diferente: uma compra de supermercado, guardar os produtos quando chegamos em casa, cumprimentar as pessoas, dar um sorriso de obrigada( como sorrir de máscara e este sorriso ser visto?), abraçar com força e vontade uma pessoa que não vemos há muito tempo, compartilhar uma bicadinha na bebida de alguém que lhe oferece para experimentar, tossir sem medo, dizer ‘ saúde’ a quem espirrou sem afastar-se com o receio das gotículas, sentar numa mesa de restaurante sem aquela tensão se tudo está limpo, se a comida não está contaminada… São tantas mas tantas situações que mudaram…

Férias…

Na verdade precisamos de férias do vírus, porque dizem que ele não vai mais embora, apenas dá tréguas. Que situação mais complicada e incompreensível para todos: médicos, enfermeiros, cidadãos, estudiosos, cientistas. Quando é que imaginamos passar por uma situação semelhante? Fazemos planos e achamos que nossos planos se forem bem organizados poderão ter sucesso.

Ilusão.

Férias… precisamos de férias da tensão.

E então, iniciei um trabalho em favor de minimizar o estresse das crianças. Chamo o projeto de CRIANÇA FELIZ. Os conteúdos de desenvolvimento musical serão trabalhados porém com uma mudança radical: foco no emocional em primeiro lugar : tornar aqueles momentos mais felizes. Registrar na memória dessas crianças situações em que ela esteve brincando e “ por acaso” aprendeu.

Uma amiga me disse que fica arrepiada vendo as fotos das crianças brincando, se divertindo, no projeto. E Goleman nos deixou os estudos sobre a Inteligência Emocional, os quais agora estão sendo de suma importância. 

As 7 Inteligências iniciais de Gardner nos fazem analisar que cada pessoa aprende de um jeito diferente da outra . Deixo um artigo onde comentam sobre os vários tipos de inteligência e a necessidade de desenvolvermos cada um deles para a carreira, mercado de trabalho ou mesmo para a vida:

As Inteligências Predominantes:

Porcentagem das pessoas em que cada tipo de inteligência predomina:

* São as chamadas Inteligências Clássicas, as inteligências que aparecem no teste de QI.

https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/7-tipos…   

Como depoimento pessoal   posso dizer que tive que recorrer às aulas de Musicalização onde vemos o ser integral em suas várias inteligências e dar oportunidade às crianças de desenvolverem cada uma delas.

Estamos embotados.

Estamos fartos.

Estamos estressados.

E o que nos tira deste estado de ânimo tão prejudicial? 

Penso que são FÉRIAS. 

Férias de tudo o que nos estressou.

Vamos brincar mais! Sim, nós adultos, vamos brincar mais. Busquemos nossa criança interior e vamos dar vasão aos sentimentos, buscar a alegria, desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sim , mas brincando!

Coloquei uma música de Natal para minha netinha, onde o Papai Noel canta com sua voz grave e o Jingle Bells está em ritmo de rock e fomos dançando e cantando alegremente, batendo palmas, marchando, pulando…

O corpo guarda memórias e elas são liberadas de várias formas: uma delas é através da dança, da massagem, Do-in, acupuntura, da ginástica.

O corpo guarda memórias. Depois que aprendi isso, vi o quando é necessário o exercício físico, a caminhada, a liberação dessas memórias intoxicantes. E através de brincadeiras em casa podemos fazer com as crianças que são nossas grandes motivadoras para nos levantarmos do sofá.

No vídeo abaixo, apenas uma das atividades de MOVIMENTO e RITMO realizado com a criança que foi ativando suas células através de movimentos rítmicos. EXPERIMENTEM!

Em Dezembro teremos o último encontro no dia 15. 

Mas em Janeiro voltaremos dia 05 se Deus quiser!

Venha brincar conosco!

Estou pensando em atividades interativas pais & filhos !

    

             

A única coisa que os pais precisam é ter o compromisso de trazer a criança semanalmente. É apenas uma aula semanal mas que sustenta a alegria por vários dias, além de desenvolver habilidades! 

Levar a sério a BRINCADEIRA! Este é o segredo!         

https://www.youtube.com/playlist?list=PLkLQKg2ZZ9K…                                         


+ zero