Fazendo desse mundo, melhor!

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 10 de abril de 2019 às 19:22
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Essa semana foi especial quando se fala em preservação e cuidados com o meio ambiente e com a vida. As chuvas em todo o Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, nos levam a crer que cada vez mais o descaso político e de cada cidadão está cada vez maior. Li uma frase que mostra bem isso: Se você guarda o lixo no bolso para não jogar no chão, parabéns, você é o futuro do país. Porque são essas pequenas coisas que fazem a diferença no dia a dia.

Na semana passada, por exemplo, a prefeitura mandou seus funcionários para cortar a grama dos canteiros centrais da avenida que fica embaixo da minha casa, foram 8 funcionários que cortaram uma extensão de mais ou menos 700m de grama. E sabe onde ficou toda essa grama cortada? Em cima dos canteiros, esperando que as chuvas as carreguem para os bueiros para ajudar a entupi-los, e essa prática pode ser vista por toda a nossa cidade!

Mas, podemos voltar a pensar nas pessoas que ainda guardam o lixo no bolso para jogar no lugar correto depois, que apesar de serem minoria em mundo tão grande, elas existem! Uma delas mora nos EUA e é um dos grandes nomes de Hollywood, Michelle Pfeiffer. Sim, a estrela de Batman e Scarface deixou de usar perfumes por mais de 10 anos depois de estudar melhor como cada fragrância era produzida após ter seu primeiro filho e querer saber melhor sobre que produtos usar em sua família, e o quão pouco se sabe sobre aquele conteúdo em frascos tão bonitos. Nos EUA existe um grupo ativista chamado de EWG (Environmental Working Group) que oferece uma ferramenta que classifica a toxicidade dos produtos de cuidados pessoais. E eles explicam que não é que toda fragrância seja de alguma forma tóxica, mas que é impossível saber 100% o que está dentro daquela fórmula. Isso quer dizer, que seus fabricantes não são transparentes quanto à produção e segurança de matérias primas. Uma das mais perigosas são os ftalatos, substâncias solventes e fixadores que podem causar problemas no desenvolvimento e reprodução.

Depois de conversar com diversas empresas e fabricantes por anos sobre o desenvolvimento de uma linha de fragrâncias segura para a saúde e meio ambiente, Pfeiffer não conseguiu com que essas empresas concordassem com a transparência total e ainda ouviu por diversas vezes que esse projeto ia falhar, com certeza. Apesar de não conseguir um parceiro para esse desenvolvimento, ela continuou com a sua defesa de produtos sustentáveis e seguros e se juntou ao conselho do EWG em 2016 e assim resolveu abrir sua própria empresa de fragrâncias. Ela foi diretamente conversar com a Internacional Flavors & Fragrances (IFF), a empresa líder no mundo em inovações quando o assunto é experiência sensorial. Seu objetivo apesar de muito claro, era extremamente complexo para os perfumistas, porque seria o primeiro desenvolvimento de fragrância certificada pelo EWG e pelo Cradle to Cradle (como um selo de qualidade que comprova que aquele produto é fabricado de forma sustentável e segura) e poderiam usar apenas 300 ingredientes, em comparação com os 3000 típicos, afim de cumprir com os rigorosos padrões de ambas organizações. São 35 etapas para serem cumpridas e verificadas para essa produção. Se um único ingrediente fosse questionado pelo EWG, o produto teria que ser reformulado completamente.

E assim foi feito, foram desenvolvidas 5 fragrâncias unissex para essa coleção, cada uma acompanhada de um cartão com uma descrição completa do que há em sua composição. O frasco é feito de vidro 90% reciclável e a tampa é feita de soja. O valor é de US$120 e está sendo comercializada somente pelo site nos EUA. A linha leva o segundo nome de seus dois filhos, ‘Henry Rose’. E já é considerada uma linha de fragrâncias de primeira categoria como as de Viktor & Rolf, Gucci e Balenciaga. Até agora no mundo, somente 1303 empresas cumpriram padrões para a verificação do EWG e apenas 650 têm a certificação Cradle to Cradle. Mas como nós seres humanos, não podemos andar com rótulos em nossa pele mostrando se nos importamos ou não com o mundo (assim como os produtos de beleza), esperamos que a consciência seja melhorada a cada dia!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero