A vida precisa de pausas

  • Aromas em Palavras
  • Publicado em 9 de janeiro de 2019 às 22:34
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Creio que todo ano iniciamos a vida com metas, coisas a acrescentar e outras para deixarmos para trás. Tem gente que prefere colocar no papel, tem gente que faz antes que o ano termine, tem gente que já prefere esperar o próximo começar para impor seus limites. Eu particularmente iniciei o ano apenas agradecendo, e se houvesse algo a acrescentar, seria exatamente isso, pausas! Aprender a aproveitar melhor os momentos, e saber que cada coisa tem sua hora. Dar mais valor até no copo de água bebido, sentir cada segundo vivido que a ansiedade não deixa. Até por isso fiz uma pausa da coluna na semana passada, para organizar as ideias e me dedicar ainda mais a esse espaço que eu tanto prezo.

Entrando no ano em que eu farei 30, começo a pensar nos 20 e no que mudou na minha vida nesses últimos 10 anos. Dentre tudo e tantas pessoas, creio que o que mais mudou foi a forma de viver o dia a dia e de conviver com as pessoas. Posso dizer com convicção que minha vida profissional e pessoal depende em grande parte desse pequeno apetrecho que já está quase virando parte da anatomia humana: o celular! Sim, há 10 anos eu passava dias sem saber ao certo o que era isso, grande parte das funções que ele executa, era destinada ao esquecido computador. E devo confessar, que esse pequeno e leve aparelho, ajudou a minha pessoa a ser ainda mais ansiosa.

E começou dia 08/01 em Las Vegas mais um edição da CES (Consumer Eletronics Show), a mais famosa feira quando o assunto é inovação tecnológica que termina hoje. Ela serve de campo de testes e tecnologias inovadoras há mais de 50 anos (sua primeira edição foi em 1967 em NY), de lá as grandes inovações são apresentadas e em então quem sabe introduzidas no mercado. E uma das grandes do mundo quando o assunto é tecnologia, a Samsung, tem esse evento como o principal do ano. É nele que a empresa sul coreana tenta mostrar seu potencial de inovação em comparação aos concorrentes. Entre smartphones, smarTVs e diversos outros eletrônicos, a Samsung se dedica a uma área ainda pouco conhecida do público consumidor: criação, aceleração e incubação de startups. A divisão da empresa que cuida dessa área chama C-Lab, e participa da feira desde 2016, mas foi nesse ano de 2019 que bateu o recorde de apresentação de projetos, um total de 8 projetos relacionados à inteligência artificial que estão expostos em uma parte da feira.

Um dos projetos apresentados se chama ‘Perfume Blender’, na tradução para o Portugal algo como misturador de perfume. Seria um serviço de criação de perfumes personalizados que permite aos usuários criar uma fragrância personalizada e compartilhar a fórmula por meio do aplicativo. Bem simples de usar, é só o usuário tirar fotos dos seus perfumes prediletos, e de acordo com ingredientes e notas em comuns, ele recomenda fórmulas que o usuário possa gostar. E de acordo com pequenos ajustes montar talvez a fórmula perfeita ao seu gosto.

Seria como montar a fórmula perfeita de acordo com o seu gosto, e nunca mais precisar passar horas na loja de perfumes experimentando todas as prateleiras e saindo de lá ainda em dúvida se escolheu o certo. Digamos que se esse aplicativo for realmente ‘para frente’, e investidores virem o potencial de montar laboratórios para manipular tais fórmulas, estaremos presenciando uma grande mudança no mercado das fragrâncias e de como a tecnologia consegue personalizar cada vez mais cada experiência da nossa vida!

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero