Coleta Seletiva de Franca começa a realizar reciclagem de isopor

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 8 de junho de 2022 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O esforço é disseminar ao máximo, junto à população, que esse produto é reciclável, deverá ser separado e destinado à coleta seletiva

Para ampliar a coleta seletiva em Franca, novos materiais, como o isopor, passaram a ser incluídos na reciclagem

 

A Prefeitura de Franca, através da Secretaria de Meio Ambiente, está empenhada no sentido de ampliar a coleta seletiva, que se faz presente em 100% da cidade e, desde o mês passado, incluiu entre os materiais o isopor, tecnicamente chamado de Poliestireno Expandido (EPS), uma combinação de 98% de ar com 2% de plástico, o que o torna um material 100% reciclável.

Produto antes excluído, muitas vezes, sendo destinado ao Aterro Sanitário ou em terrenos vazios, margens de avenidas, comprometendo o paisagismo ambiental, agora, poderá ser industrializado, gerando recursos, além do benefício a natureza.

O esforço é disseminar ao máximo,junto à população, que esse produto é reciclável, deverá ser separado e destinado à coleta seletiva.

Através de uma parceria firmada pela Cooperfan (Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis), com uma empresa especializada no processamento do isopor, contando com o suporte do Município e o acompanhamento do Ministério Público, por meio da Promotoria do Meio Ambiente, uma campanha institucional está sendo iniciada para a separação desse produto.

A presidente da Cooperfran, Diana Angélica Bastos, orienta que a melhor maneira é deixá-lo, junto com os materiais da coleta seletiva, realizada de segunda a sábado por toda a cidade.

Hoje, a cooperativa conta com 35 colaboradores envolvidos com o recebimento dos recicláveis, em média de 7 a 8 toneladas/dia, mas com potencial para ser aumentado consideravelmente.

O isopor é utilizado nas embalagens para alimentos (marmitex e outros), industriais para a proteção e transporte de eletrodomésticos e eletrônicos, além das caixas térmicas e pode ser transformado em produtos de concreto leve, mobiliário de escritórios e até solado para calçados.

Além da coleta seletiva, as pessoas ou empresas que tiverem grande quantidade de isopor, de natureza industrial, podem destinar o material de segunda-feira a sábado, no expediente comercial, ao posto de coleta da própria Cooperfran (rua Tristão de Almeida, 565, Distrito Industrial).

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3721-4354.


+ Meio Ambiente