Claudinei é reeleito presidente da Câmara; processo causa racha entre vereadores

  • Marcia Souza
  • Publicado em 2 de dezembro de 2021 às 10:30
  • Modificado em 2 de dezembro de 2021 às 16:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vitória por oito a sete demonstra que insatisfação com a decisão é clara; grupo derrotado acena com “fechamento”

Vitória por oito a sete demonstra que insatisfação com a decisão é clara; grupo derrotado acena com “fechamento”

O vereador Claudinei da Rocha foi reeleito, na manhã desta quinta-feira, para a Presidência da Câmara de Vereadores de Franca.

O placar ficou em oito votos para Claudinei, candidato do governo Alexandre Ferreira, contra sete de seu concorrente, Carlinhos Petrópolis, que surgiu como “oposição”.

Votaram em Claudinei: Lurdinha Granzotte, Lindsay Cardoso, Kaká, Della Motta, Ronaldo Carvalho, Pastor Palamoni e Pastor Luiz Araújo, além de seu próprio voto.

Com Carlinhos, além dele mesmo, votaram Donizete da Farmácia, Zezinho Cabeleireiro, Daniel Bassi, Marcelo Tidy, Gilson Pelizaro e Ilton Ferreira.

Polêmica

O pleito, que normalmente não gera polêmica, foi decidido por sete votos a seis e evidenciou algumas situações no Legislativo.

A primeira é que o placar apertado demonstra que Claudinei está longe de ser unanimidade entre seus pares, tanto que precisou do próprio voto para vencer.

Terá que trabalhar politicamente, junto aos vereadores, para poder fazer um segundo mandato à frente da Presidência sem sobressaltos.

Outra evidência é que há, além da questão de escolha de presidente, um viés político no placar, uma vez que Claudinei foi “empurrado” pelo governo de Alexandre Ferreira à Presidência.

Os vereadores não gostaram da ingerência do prefeito sobre uma decisão que, teoricamente, caberia à Câmara.

Além disso, Claudinei contou com o apoio de Alexandre “na marra”, uma vez que o candidato do governo, até ontem, era Kaká, mas ele não conseguiu os votos necessários para vencer Carlinhos Petrópolis. Daí, a opção por Claudinei, puramente estratégica e nem um pouco por afinidade.

Claudinei, que está em seu terceiro mandato, terá mais um ano à frente do Poder Legislativo e deverá, entre outras ações, fortalecer a Comunicação da Câmara e fazer reformas estruturais no prédio.

Mesa Diretora

Ainda nesta manhã, foram eleitos os demais integrantes da Mesa Diretora:

Vice – Pastor Palamoni
1° Secretário – Lurdinha Granzotte
2° Secretário – Kaká


+ Política