Cigarro de fábrica x “paieiro”; saiba qual deles “fuma” menos o pulmão das pessoas

  • Marcia Souza
  • Publicado em 28 de janeiro de 2022 às 16:00
  • Modificado em 28 de janeiro de 2022 às 16:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Um é natural, o outro fabricado. Mas será que tem um tipo de nicotina “menos pior” para os pulmões?

Cigarro

Um é natural, o outro fabricado. Mas será que tem um tipo de nicotina “menos pior” para os pulmões?

Dizem que o “paieiro” faz menos mal do que os cigarros de fábrica. Será mito ou verdade? Vamos lá.

Por ser feito de tabaco, os cigarros de palha oferecem os mesmos riscos para o fumante. São estes: vício bioquímico, psicológico, doenças pulmonares e aumento da pressão arterial.

A grande diferenças está na fibra que o envolve. Por um lado o cigarro convencional possui um papel especialmente criado para queimar rápido e uniformemente.

Algumas marcas inclusive chegam a adicionar compostos derivados e análogos a pólvora, o que pode expor as vias respiratórias a carcinogênese, fora inúmeros outros aditivos e conservantes.

O cigarro de palha, nesta perspectiva de manufatura é mais “natural”. É usado em sua manufatura a palha seca (sem adição de compostos), o fumo seco, e um laço ou anel de borracha pra manter tudo nos eixos.

Nem tão natural

A gramatura da palha em relação a gramatura das sedas também expressa que: a quantidade de monóxido de carbono liberado pela combustão da palha será muito maior que a de um cigarro convencional.

Uma vez que o papel do cigarro comum é desenvolvido para ser mais fino possível, para garantir que a combustão seja em maior parte da erva enrolada e não do papel, com a palha não observamos esta proporção.

Além disso, cigarros de palha culturalmente não acompanham filtros ou piteiras que retenham parte do alcatrão, resíduos particulares e temperatura do tabaco em combustão. E aqui, encontramos a principal diferença entre os cigarros.

Embora o cigarro industrializado não seja a melhor opção para o tabaco fumígeno em comparação com o palheiro, ele vicia menos e causa menos danos a sua saúde. Portanto, cigarro industrializado pode causar menos danos que cigarros de palha.

Entretanto, o cigarro convencional possui inúmeras substâncias nocivas em sua seda, inseridos pela indústria para que queime rápido (pra você fumar mais) e de maneira uniforme.

Alguns possuem, inclusive, resquícios de pólvora, além de alvejantes para branquear o papel.

Logo, o paieiro não tem filtro e a palha é muito mais grossa do que a seda, o que gera mais monóxido de carbono, mas, o cigarro convencional tem diversos aditivos químicos em sua composição.

O ideal mesmo é parar de fumar ou adotar algumas estratégias de redução de danos para tabagistas. Cabe a você analisar.


+ Bem-estar