Cidades das regiões de Franca e Ribeirão Preto cancelam Carnaval 2022 – veja quais

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 19 de novembro de 2021 às 17:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Até esta sexta-feira (19), 20 municípios se posicionaram contrários à realização do evento. Na capital, festa está confirmada e mais de 15 milhões de pessoas são esperadas

Franca é uma das cidades que ainda avalia a realização do carnaval em 2022

 

Um levantamento mostra que, até a última quinta-feira (18), das 66 cidades da área de cobertura da EPTV Ribeirão, afiliada da TV Globo, 20 já cancelaram o Carnaval em 2022.

O motivo é a pandemia. Até agora, somente dois municípios confirmaram a festa e nove ainda avaliam a realização.

Ao contrário do interior, em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a festa deve acontecer sem restrições sanitárias. A prefeitura estima que será a maior edição do evento realizada na cidade. Cerca de 15 milhões de pessoas são esperadas.

A cidade de São Paulo tem 86% dos moradores com o esquema vacinal completo ou a vacina de dose única contra a Covid-19. Porém, o estado ainda não estabeleceu o fim do uso de máscaras ao ar livre.

Decisão na cidades da região

Igarapava confirmou a festa oficialmente. De acordo com o Departamento de Cultura e Lazer, está previsto um carnaval de rua, com apresentação de banda na Praça de Eventos e concurso de blocos.

O departamento informou, no entanto, que a programação pode ser suspensa caso a pandemia volte a dar sinais de piora.

Em nota, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que não vai patrocinar ações para o Carnaval, mas que incentiva os agentes culturais da cidade que pretendem fazer festas relacionadas ao evento.

“Desde o dia 27 de outubro, a Secretaria de Cultura e Turismo está identificando os interessados para cadastramento de manifestações culturais carnavalescas (escolas de samba, blocos, afoxés, maracatus, grupos artísticos e culturais dentre outros) que querem ocupar espaços públicos. Após a identificação, serão realizadas reuniões com os responsáveis e as secretarias e autarquias envolvidas para a orientação de sua realização”, informou.

Os prefeitos de outras cidades que integram a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) devem se reunir nos próximos dias para debater a realização da festa. A data ainda não foi definida.

Já os prefeitos de 13 cidades decidiram na quinta-feira, em uma reunião conjunta dos líderes da microrregião, que nenhuma delas vai promover a folia nas ruas.

O prefeito de Pradópolis, Silvio Buchera (PSDB), disse que a decisão tomada pelos prefeitos foi acertada.

“Todo mundo achou desnecessário nesse momento, até por consideração aos óbitos. Esperamos avançar a vacinação e, em 2023, fazer com mais segurança.”

Cidades com Carnaval confirmado

Igarapava
Ribeirão Preto

Cidades com Carnaval cancelado

Santo Antônio da Alegria
São Simão
Rifaina
Luís Antônio
Guariba
Jaboticabal
Pradópolis
Dumont
Barrinha
Santa Ernestina
Pitangueiras
Guatapará
Taquaritinga
Monte Alto
Dobrada
Santa Rosa de Viterbo
Altinópolis
Cajuru
Cássia dos Coqueiros
Santa Cruz da Esperança

Cidades que ainda avaliam situação

Franca
Sertãozinho
Orlândia
Ituverava
Colômbia
Bebedouro
Colina
Viradouro
Jardinópolis
Nuporanga

Pandemia na região

Na região, os casos da doença vêm diminuindo e os dados da vacinação aumentando.

O número total de casos confirmados é de 372.884 pessoas infectadas com o coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020 – ao todo, 9.723 mortes foram registradas.

Com a primeira e a segunda dose, 3,9 milhões de pessoas foram vacinadas. A dose de reforço foi aplicada em 210.789 pessoas e receberam a vacina da Janssen em dose única, 67.696 indivíduos.

Ao todo, 4.207.626 vacinas foram aplicadas nas regiões de Ribeirão e Franca. A porcentagem da cobertura vacinal completa é de 71,57%.

*Informações G1


+ Cidades