Cidade troca resíduo reciclável por passagem gratuita de ônibus. Veja como funciona

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 9 de agosto de 2022 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

São aceitas embalagens de plástico ou vidro, que são convertidas em um voucher que vale duas viagens no transporte público.

Ao colocar o reciclado no equipamento, a pessoa recebe o ticket do transporte coletivo (Foto: Emil Boc | Facebook)

Olha só essa ideia genial que poderia facilmente ser aplicada aqui no Brasil! Em Cluj-Napoca, na Romênia, um pequeno país do sudeste europeu, seus cidadãos podem trocar lixo reciclável por descontos nas passagens de ônibus.

Desde que a lei foi implementada na cidade, boa parte dos moradores levaram a ideia à sério, separando embalagens de plástico, metal e vidro para trocar por bilhetes no transporte público.

Com 15 recicláveis, a prefeitura concede 100% de desconto na passagem!

O primeiro ponto de coleta foi inaugurado no dia 1º de agosto, como parte de um grande programa de reciclagem que deve se estender a outros municípios da Romênia.

Descarte consciente

Seu objetivo, além de estimular o descarte consciente dos resíduos, estimula o uso do transporte público em tempos de inflação e alta nos preços dos combustíveis.

Antes de fazer o descarte, o cidadão precisa lavar e secar os recicláveis, além de manter seu rótulo intacto. Quanto mais resíduos depositados, maior o desconto da passagem.

Segundo o portal Razões para Acreditar, a coleta em si é super simples: cada item precisa ser inserido um por um em um contêiner, que é processado por uma máquina com sensores inteligentes.

São aceitas embalagens de plástico ou vidro (com um tamanho de no máximo 3 litros), que são convertidas em um voucher que vale duas viagens no transporte público.

Valorização da sustentabilidade

Iniciativas como esta já foram parcialmente implementadas na Itália, na Lituânia e na Indonésia, com resultados promissores.

No entanto, de olho no meio ambiente, a cidade de Cluj-Napoca já foi bem além com outras propostas sustentáveis.

Em 2021, a gestão local criou o programa “Sextas-feiras Verdes“, em que os cidadãos eram encorajados a deixar seus veículos em casa para se deslocar utilizando o transporte público, que era totalmente gratuito uma vez por semana.

(Com informações dos portais Ciclo Vivo e Razões para Acreditar)


+ Meio Ambiente