Cia de Teatro apresenta projeto sobre Segurança no Trânsito em escolas de Franca

  • Nene Sanches
  • Publicado em 19 de maio de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Duas escolas de Franca vão receber um espetáculo de teatro que trata da segurança de trânsito para o público estudantil de 14 a 18 anos

A Cia Truks de teatro apresenta um projeto itinerante de Cultura e de Educação sobre Segurança no Trânsito e roda por 18 cidades do Interior do Estado de São Paulo, entre 9 de maio e 16 de junho.

Dia 24 de maio, às 15h e 17h. a Cia Truks estará em Franca, na E.E. Prof. Roberto Scarabucci, no Residencial Ana Dorothéa. No dia seguinte, 25 de maio, às 9h30 e 12h50, estará na E.E. Prof. Israel Niceus Moreira, no Jardim Santa Efigênia.

Com 20 anos de trajetória premiada, referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, o grupo de Henrique Sitchin inova ao criar um espetáculo interativo para jovens, o FIQUE VIVO.

Rede pública

O novo espetáculo mescla linguagem teatral em salas de aula para estudantes da Rede Pública, entre 14 e 18 anos.

O projeto está sendo viabilizado com patrocínio da Yamaha e da Arteris, empresas que valorizam a cultura e reconhecem a importância de apoiar as manifestações culturais.

Após cada sessão os atores realizam uma dinâmica pedagógica com os estudantes, com o objetivo de reforçar os conceitos fundamentais para a segurança no trânsito.

Fique Vivo

Referência nacional na arte do teatro de animação e de bonecos, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil, a novidade da CIA TRUKS agora é Fique Vivo.

Trata-se de um espetáculo interativo sobre o importante e necessário tema da Segurança no Trânsito, porém, de forma interativa, envolvente, leve, e, sobretudo adequada aos adolescentes.

Experiência inovadora que agrega ao teatro as experiências de desafiadores e eletrizantes jogos presenciais de escapada, o espetáculo é apresentado dentro de salas de aula em escolas da rede pública para estudantes do ensino médio, com idades entre 14 e 18 anos, entre o 1º e 3º ano do Ensino Médio.

Jogo de escapada

A CIA TRUKS é a primeira companhia do Brasil a criar o jogo de escapada para adolescentes. A ideia de montar um espetáculo tão diferente dos trabalhos do repertório do grupo aconteceu no final de 2016, quando o diretor Henrique conheceu os Jogos de Escapada (Escape Room), em uma situação de lazer com a família.

“Fomos colocados em um quarto de hotel dos anos 60 onde um assassinato ocorrera. Tínhamos de desvendar o crime ou não sairíamos mais daquele local.”

Com passagens secretas, uma série de enigmas e mistérios a serem resolvidos, a experiência encantou a família toda.

Envolvimento

“Prestei muita atenção no meu filho de 9 anos, em como ele ficou envolvido e se transportou para outro espaço-tempo. Ele mergulhou naquela realidade de uma forma intensa, ficou muito curioso”, lembra.

“Vivemos naquela situação um enredo que a gente vive no teatro, onde também buscamos um total envolvimento do público com o que estamos fazendo. O jogo de escapada faz isso magnificamente bem.”

Henrique ficou tão impressionado com a experiência vivida que alguns meses depois criou o seu próprio Escape Room, que é o Escape Júnior.

A Cia. Truks foi criada em 1990, e desde então apresenta seus espetáculos de repertório em teatros, escolas, instituições ou espaços alternativos de todo o Brasil.

Animação

O grupo é referência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil.

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros.

Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012.

Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br


+ Educação