Chuva de meteoros poderá ser vista neste final de semana de todo o Brasil; entenda

  • Nene Sanches
  • Publicado em 30 de julho de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo o National Geographic, a chuva de meteoros será melhor observada na direção leste, a 30º para o horizonte, entre 1h e 4h.

Mais um evento astronômico poderá ser observado pelos amantes dos corpos celestes neste mês de julho: a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul. O fenômeno poderá ser observado durante todo final de semana, segundo o Royal Museums Greenwich, do Reino Unido.

Será possível realizar a observação a olho nu, mas é preciso ficar atento às condições climáticas da região. Também é recomendado que o observador esteja em um local com poucas luzes, sendo mais fácil observar a chuva de meteoros em lugares remotos e cidades pequenas.

De acordo com notícia de O Liberal, os meteoros Delta Aquáridas são restos rochosos do Cometa 96P Machholz, descoberto em 1986, por Donald Machholz. O fenômeno ocorre quando partículas do cometa entram na atmosfera terrestre e aquecem, podendo ser observados como estrelas cadentes. Poderão ser vistos entre 10 a 25 meteoros por hora.

Segundo o National Geographic, no hemisfério sul, a chuva de meteoros será melhor observada na direção leste, a 30º para o horizonte, idealmente entre 1h e 4h. Em 30 minutos os olhos se adaptam à escuridão e a observação dos corpos celestes torna-se mais fácil.


+ Astronomia