Chuva de meteoros pode ter uma estrela cadente por minuto. Saiba como observar

  • Nene Sanches
  • Publicado em 11 de agosto de 2022 às 18:00
  • Modificado em 11 de agosto de 2022 às 19:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para observá-la melhor, vá para um local com o céu bem limpo, aguarde até as 2h30 da manhã e então procure pelo radiante

O ano de 2022 está sendo repleto de espetáculos astronômicos, então agosto não deixará a desejar.

Como destaque, haverá uma chuva de meteoros Perseidas que poderá ser observada melhor na sexta-feira e no sábado, dias 12 e 13. Outros eventos astronômicos interessantes vão acontecer nos próximos dias. Fique de olho nas datas!

Chuva de meteoros aguardada em agosto

A famosa chuva de meteoros Perseidas é conhecida como uma das melhores em sua categoria no que diz respeito a observação. Pode-se esperar até 60 meteoros por hora em seu pico. Essa chuva ocorre todos os anos entre os dias 17 de julho e 24 de agosto.

Segundo o portal Escola Educação, a chuva em questão é “produzida” pelo cometa Swift-Tuttle. A Terra passa perto dos destroços deste corpo celeste nessa época do ano.

No Brasil, a sua observação é mais fácil nas regiões Norte e Nordeste. Ademais, a lua estará quase cheia no período de pico, dificultando a visualização geral.

Como a lua é muito mais brilhante do que qualquer outra coisa no céu noturno, sobretudo a cheia, ela apagará quase todas as Perseidas, com exceção das mais brilhantes, conforme elas atravessam a nossa atmosfera e queimam bem acima de nós.

Dicas para observar melhor a chuva de meteoros

Para observá-la melhor, vá para um local com o céu bem limpo, aguarde até as 2h30 da manhã e então procure pelo radiante, que é a constelação de Perseu, pois é nesse horário em que ele surge ao norte.

Todavia o melhor momento para observar os meteoros ainda é antes do nascer do Sol, em torno das 6h da manhã. É duro, mas vale a pena.


+ Astronomia