Chatos? Pais dizem “não” aos filhos 23 vezes por dia – é o que revela pesquisa

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 28 de junho de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Enquete feita com 2 mil famílias mostrou que os pais dizem mais de 135 mil vezes a palavra “não” nos primeiros 16 anos de vida dos filhos

De acordo com a pesquisa, pais e mães dizem ‘não’ para os filhos pelo menos uma vez a cada hora – foto Getty Images

 

Pare e pense um pouquinho: quantas vezes você já disse “não” para o seu filho desde que acordou hoje?

Segundo uma pesquisa britânica, pais e mães falam essa palavra quase que uma vez a cada hora, todos os dias.

Uma operadora de turismo pedagógico no Reino Unido, a PGL, encomendou um estudo para saber como as famílias costumavam responder aos pedidos e perguntas das crianças.

Para isso, entrevistaram 2 mil pais e mães com filhos de 1 a 16 anos.

O resultado mostrou que os adultos dizem “não” aos seus filhos cerca de 8.395 vezes por ano — o que representa 23 vezes ao dia, em média.

E quase 64% deles precisam dizer “não” a um mesmo pedido uma, duas, três, quatro vezes…

Mais da metade dos participantes da pesquisa (54%) disse que faz isso para mostrar às crianças que elas não podem ter tudo o que querem.

Outros 37% usam essa estratégia para evitar que os filhos sejam mimados. Mas isso não quer dizer que seja uma tarefa fácil.

O estudo também descobriu que pais têm dificuldade para negar algumas coisas em específico, como dormir na cama com o casal (11%) ou deixar a lição de casa para mais tarde (8%).

Apesar disso, a maioria das famílias participantes admitiu que costuma dizer mais “sim” do que “não” aos pequenos: a estimativa é de que isso aconteça pelo menos 8.800 vezes por ano.

Os autores da pesquisa também prepararam uma ferramenta online para que as famílias possam fazer suas próprias contas em relação ao tipo de resposta que dão às crianças.

*Informações Revista Crescer


+ Comportamento