Chá de louro: conheça os benefícios da bebida que ajuda a tratar até fungo na unha!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 22 de abril de 2022 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antifúngicas e bactericidas, o louro tem diversas aplicações para a saúde

chá de louro

Além de conferir um sabor todo especial em receitas, o louro também possui propriedades medicinais

 

Muito além da tradicional aplicação culinária, as folhas de louro também servem para fins medicinais.

“O louro (Laurus nobillis L.) é uma planta nativa dos países mediterrâneos e muito usada na medicina tradicional desde a Antiguidade pelos povos gregos e romanos, como especiaria e na farmácia caseira”, conta a jornalista e herborista Marilua Feitoza, especialista em plantas medicinais.

De propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antifúngicas e bactericidas, o louro tem diversas aplicações para a saúde.

O chá, que pode ser feito tanto com as folhas frescas quanto com as secas, vendidas em mercados, trata problemas do sistema digestivo, como azia, disenteria, flatulências e cólicas intestinais.

Ele é também um potente antisséptico, que pode ser usado para tratar problemas de pele e do couro cabeludo, tais como caspa, piolho e lêndea.

“A bebida, em maior quantidade, por volta de 3 litros, também pode ser usada em uma bacia como escalda-pés contra mau cheiro e fungos nas unhas, ou na forma de banho morno para problemas de pele, como fungos, bactérias e coceiras”, explica Marilua.

Modo de preparo

Para preparar o chá, a herborista indica usar uma colher de sopa das folhas picadas para cada xícara de água.

“Coloque a água no fogo e acrescente as folhas de louro, deixando ferver a mistura por três minutos. Desligue o fogo e abafe o recipiente por cinco minutos. Coe em seguida e beba ainda morno”, explica ela.

“Quando a intenção é para tratamento, o ideal é ingerir até três xícaras por dia (antes das refeições), por, no máximo, três meses consecutivos, dar uma pausa de um mês e voltar a tomar o chá por mais três meses”, fala Marilua.

Já para tratar problemas capilares, ela indica a preparação de 500 ml de chá, que deve ser borrifado no couro cabeludo e ao longo dos cabelos, deixando agir entre 15 a 30 minutos.

Para aplicação interna, além do chá, é possível usar a tintura de louro, disponível em farmácias de manipulação. Ambas as formulações, podem ser usadas no tratamento de doenças bucais e dermatites.

“Esses dois preparos são indicados para diabetes, pois diminuem o nível de glicose no sangue e melhoram a sensibilidade à insulina. O chá frio, borrifado em cima das feridas ocasionadas pela diabetes, ajuda na cicatrização”, aponta Marilua.

Alguns cuidados devem ser tomados com a ingestão da bebida. Apesar de o louro ser considerado uma planta segura, seu chá, quando consumido em abundância, pode ter efeito narcótico, causando sonolência, inconsciência ou entorpecimento.

Mulheres grávidas e crianças abaixo de seis anos também devem evitá-lo por falta de estudos científicos que atestem a segurança para estes grupos.

Louro em vasos

Quem deseja plantar o louro em casa para se beneficiar de seus poderes medicinais, deve optar por vasos maiores, como os de cerâmica de 60 cm de boca por 50 cm de altura, já que é uma planta de maior porte. Bem cuidado, ele pode chegar a 1,80 m de altura, e precisa de sol pleno e local ventilado.

“A cada 30 dias, faça uma adubação com produtos orgânicos de boa procedência, como húmus de minhoca ou bokashi. Regue sempre que o substrato estiver seco e cubra a terra do vaso com casca de pinus, casca de arroz seca ou palhas naturais”, indica a especialista.

*Informações Revista Casa e Jardim


+ Bem-estar