CEMIG instala na região mineira de Franca aparelho religador de energia

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 29 de julho de 2017 às 15:32
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:17
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Religador ajudará a reduzir a necessidade de deslocamento de equipes

Quem sofre com constantes quedas de energia no bairro onde mora pode ficar esperançoso. Isso porque a Cemig está com uma operação em andamento para instalação de 1,9 mil religadores trifásicos na rede de distribuição que atende 8,2 milhões de clientes em Minas Gerais. 

Mais de R$ 80 milhões estão sendo investidos na compra desses equipamentos, que, segundo a empresa, devem melhorar a qualidade do fornecimento de energia. 

Além disso, os novos aparelhos reduzirão a necessidade de deslocamento de equipes de manutenção para locais com queda de luz.

Na região, em breve, devem ser atendidas as regiões de cidades como  Claraval, Ibiraci, Capetinga, Cássia, Pratápolis, Itaú de Minas, Passos, São Sebastião do Paraíso, Sacramento, Conquista, Delta, Delfinópolis, São João Batista do Glória, São José da Barra e São Tomás de Aquino, entre outras

De acordo com Marcos Arruda, gerente de Automação e Planejamento da Operação da Distribuição da Cemig, o grande benefício da instalação desse equipamento é a redução do número de clientes atingidos nas interrupções e também a redução do tempo médio de duração das interrupções.

“Com esses novos equipamentos, esperamos uma melhoria nos indicadores que medem a qualidade do fornecimento de energia, com redução no tempo e na quantidade das interrupções para os clientes da Cemig. Esperamos, ainda, redução no número de interrupções, principalmente em redes rurais extensas e com número elevado de clientes, cujo atendimento tende a ser mais demorado devido à distância percorrida pelas equipes até os locais da manutenção”, comenta Marcos Arruda.

Além dos religadores trifásicos, a Cemig está instalando 950 religadores monofásicos, que impactam na redução do número de interrupções, principalmente nas áreas rurais.

O equipamento

O religador é instalado no poste para proteger o sistema elétrico e reduzir o efeito das falhas transitórias que interrompem o fornecimento de energia, como o toque acidental de árvores na rede.

Ele atua isolando o trecho com problemas e possibilitando a conexão em outro circuito próximo, que passa a ser a fonte de alimentação.


+ Serviços