CEAR da volta às aulas marca reunião com secretária de Educação e com a Vigilância

  • Marcia Souza
  • Publicado em 5 de fevereiro de 2021 às 18:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereadores trabalham para tentar garantir retorno com segurança aos estudantes em Franca

CEAR Educação

Vereadores se reuniram para discutir caminhos seguros para o retorno de alunos nas escolas de Franca

A CEAR (Comissão Especial de Assuntos Relevantes) da Câmara Municipal que acompanha o retorno às aulas presenciais nas escolas francanas se reuniu novamente na manhã de hoje, 05, no Plenário, para dar andamento aos trabalhos.

Compareceram o presidente e relator do órgão legislativo, os vereadores Gilson Pelizaro (PT) e Ilton Ferreira (PL), respectivamente, e servidores da Casa de Leis. O 3º membro da CEAR, Kaká (PSDB), e o vice-prefeito de Franca, Everton de Paula (PRTB), estavam representados pelos seus assessores.

Durante o encontro, Gilson anunciou que a reunião com a secretária municipal de Educação, Márcia Gatti, está marcada para ocorrer na próxima quinta-feira, 11, às 8h30. A audiência, que será virtual, visa a coletar informações sobre o processo de volta às aulas na rede municipal de ensino.

O grupo também expressou o desejo de ouvir o chefe da Vigilância em Saúde do município, Felipe Granzotti, e o médico da Vigilância Epidemiológica, Homero Rosa Júnior. Um convite será feito para que ambos compareçam à Câmara na sexta-feira que vem, 12. O presidente da comissão deu mais detalhes:

“Queremos que o Felipe e o Homero falem sobre como está a situação da pandemia atualmente na cidade, o Plano São Paulo e os protocolos que devem ser adotados no retorno presencial das aulas”.

Para embasar seus estudos, a CEAR solicitará pareceres sobre o tema a diversas associações, entre elas o Sindicato dos Servidores Públicos de Franca, a APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a Afuse (Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação de São Paulo) e o órgão representante das escolas particulares do município.

Por fim, Gilson compartilhou entre os presentes as primeiras denúncias, sugestões e dúvidas que a população francana enviou à comissão via email e WhatsApp. A identidade dos remetentes não foi divulgada (veja mais sobre os canais de comunicação da CEAR aqui: https://franca.sp.leg.br/pt-br/noticias/2021/02/populacao-pode-contatar-cear-da-volta-as-aulas-por-email-e-whatsapp). Os membros definiram respostas para cada uma das mensagens e deverão enviá-las aos munícipes em breve. Quanto a uma denúncia recebida sobre uma escola particular ter supostamente retomado as aulas presenciais com todos os seus alunos, os vereadores irão acionar a Vigilância Municipal.

“Depois de realizar e analisar todos esses levantamentos, conversas, orientações e sugestões, vamos passar para o trabalho de campo e, em seguida, preparar o relatório final”, finalizou Pelizaro. A CEAR funcionará pelo prazo de dois meses (iniciado no dia 28 de janeiro, quando a comissão foi constituída oficialmente), prorrogáveis por igual período.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara


+ Política