CDHU entrega 40 casas populares a famílias em São Joaquim da Barra

  • Joaquim Felix
  • Publicado em 23 de dezembro de 2020 às 15:32
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

CDHU proporciona sonho a 40 famílias que se inscreveram para o sorteio de moradia popular no Município

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação, entregou 40 casas na cidade de São Joaquim da Barra, região de Franca.

Para evitar aglomerações e a disseminação da Covid-19, a cerimônia ocorreu de forma virtual, diretamente da pasta na Capital, com transmissão pelo Facebook da CDHU e participação do secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

Já a entrega simbólica das chaves foi realizada na cidade São Joaquim da Barra. As futuras moradoras Girlânia Cristina de Souza e Mara Aparecida Brandão receberam, durante a cerimônia, das mãos do prefeito Marcelo de Paula Mian as chaves de seus imóveis, representando as demais famílias.

“Gostaria de desejar a cada uma das famílias que sejam felizes, que possam viver em harmonia, criar seus filhos e seus netos. E manter o condomínio bonito e bem cuidado, com muito carinho. Parabéns a todos”, disse Flavio Amary, durante a transmissão.

Essa é a segunda fase de entrega do conjunto habitacional, que tem um total 164 casas e está localizado na Rua Otacílio de Souza, s/nº, Loteamento Morada do Sol. Em novembro último foram entregues 41 unidades.

A CDHU está investindo R$ 10,5 milhões no empreendimento, viabilizado em parceria com a prefeitura, que doou o terreno. As famílias foram selecionadas por meio de sorteio eletrônico auditado realizado em julho deste ano. As casas têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro e área útil de 47,87 m².

Serão entregues com as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU, como piso cerâmico e laje em toda unidade habitacional, azulejo no banheiro e na cozinha, cobertura em estrutura metálica e sistema de geração de energia solar fotovoltaica. 

O financiamento dos imóveis já segue as novas diretrizes da Política Habitacional do Estado de SP, que preveem juros zero para famílias com renda mensal de até cinco salários mínimos.

Assim, as famílias pagarão praticamente o mesmo valor ao longo dos trinta anos de contrato, que sofrerá apenas a correção monetária calculada pelo IPCA, o índice oficial do IBGE. 

O valor das parcelas é calculado levando-se em conta a renda das famílias, que podem comprometer, no máximo, 20% dos rendimentos mensais com as prestações.

Na cidade de São Joaquim da Barra, a CDHU já entregou 531 moradias, incluindo as 40 unidades habitacionais desta entrega. 

Na região de Franca, foram entregues 20.852 moradias de interesse social.

Outras 566 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R$ 43 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação – CDHU e Agência Casa Paulista.