Cartórios de Franca anotam semestre com mais óbitos e menos nascimentos da história

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 21 de julho de 2021 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cartórios mostram que nunca se morreu tanto e se nasceu tão pouco na cidade de Franca em um primeiro semestre como em 2021

Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais mostra número de nascimentos e de óbitos em Franca

A pandemia da Covid-19 vem causando um profundo impacto nas estatísticas vitais da população de Franca.

Além das mais de 900 vítimas fatais atingidas pela doença na cidade, o novo coronavírus vem alterando a demografia de uma forma nunca vista desde o início da série histórica dos dados estatísticos dos Cartórios de Registro Civil em Franca, em 2003.

Nunca se morreu tanto e se nasceu tão pouco em um primeiro semestre como neste ano de 2021, resultando na menor diferença já vista entre nascimentos e óbitos nos primeiros seis meses do ano.

Portal Transparência

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio).

Trata-se da base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Esses dados são cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Em números absolutos os Cartórios de Franca registraram 1.974 óbitos até o final do mês de junho.

Média histórica

O número, que já é o maior da história em um primeiro semestre, é 77,7% maior que a média histórica de óbitos na cidade, e 58,9% maior que os ocorridos no ano passado, com a pandemia já instalada há quatro meses em Franca.

Já com relação a 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o aumento no número de mortes foi de 53,6%.

Com relação aos nascimentos, Franca registrou o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde o início da série histórica em 2003.

Até o final do mês de junho foram registrados 2.297 nascimentos, número 13,5% menor que a média de nascidos na cidade desde 2003, e 8,7% menor que no ano passado.

Pandemia

Com relação à 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o número de nascimentos caiu 15,4% em Franca.

O resultado da equação entre o maior número de óbitos da série histórica em um primeiro semestre versus o menor número de nascimentos da série no mesmo período mostra uma situação curiosa.

Trata-se do menor crescimento vegetativo da população em um semestre na cidade de Franca, aproximando-se, como nunca antes, o número de nascimentos do número de óbitos.

A diferença entre nascimentos e óbitos que sempre esteve na média de 1.544 nascimentos a mais, caiu para apenas 323 em 2021, uma redução de 79,1% na variação em relação à média histórica.

Em relação a 2020, a queda foi de 74,6%, e em relação a 2019 foi de 77,4%.

“Com o Portal da Transparência, podemos visualizar a real condição que a sociedade está passando, como o grande aumento no número de óbitos e a diminuição dos nascimentos”, comentou Luis Carlos Vendramin Junior, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP).

“Por meio da plataforma, o Poder Público pode fazer uma análise dos impactos da doença e trabalhar as políticas necessárias para atendimento à esta nova realidade populacional”, concluiu.

Natalidade e Casamentos

Embora não seja a regra, a série histórica do Registro Civil demonstra que o aumento no número de casamentos está diretamente ligado ao aumento da taxa de natalidade em Franca.

Isso deve fazer com que os nascimentos ainda demorem um pouco a serem retomados, já que no primeiro semestre de 2021 a cidade registrou o sétimo menor número de casamentos desde o início da série histórica em 2003.

Embora 6,2% menor que a média histórica de casamentos no primeiro semestre em Franca, o número de matrimônios em 2021 mostra uma recuperação em relação às celebrações do ano passado.

É que aquele período foi fortemente impactado pela chegada da pandemia que adiou cerimônias civis em virtude dos protocolos de higiene necessários à contenção da doença.

Até junho deste ano os Cartórios celebraram 854 casamentos civis, número 30,8% maior que os 653 matrimônios realizados no ano passado, mas ainda 9,1% menor que os 940 casamentos celebrados em 2019.

Sobre a Arpen/SP

Fundada em fevereiro de 1994, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) representa os 836 cartórios de registro civil.

Esses Cartórios atendem a população em todos os 645 municípios do Estado, além de estarem presentes em outros 169 distritos e subdistritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, casamento e óbito.


+ Cotidiano