Carnaval: Sambar de salto alto pode causar lesões nos pés e joelhos; entenda

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uso excessivo do salto alto pode causar dores nos membros inferiores e na coluna; especialista explica como prevenir

Sambar de salto alto não é tarefa fácil e exige cuidados para evitar lesões – foto Freepik

 

O Carnaval já está aí! E não dá para negar que sambar de salto alto é uma tarefa que exige resistência e habilidade, mas também alguns cuidados.

Isso porque o uso do calçado por longos períodos pode provocar lesões em certas regiões do corpo.

Segundo o fisioterapeuta, Elvis da Silva Cavalcante, professor do curso de Fisioterapia da Faculdade Santa Marcelina, usar salto alto por muito tempo causa sobrecarga da coluna, dos joelhos e da musculatura dos pés, provocando dores e outros sintomas.

“Devemos nos atentar aos sinais de alerta, como a mudança da coloração dos pés que pode indicar alguma alteração vascular, o inchaço e as cãibras na panturrilha que indicam que este músculo está sob muito estresse e fadiga”, aponta.

Lesões nos pés e joelhos

Além das dores e bolhas no fim do dia, o uso prolongado do salto alto pode causar deformações nos pés e joelhos. Entre as lesões mais comuns, estão:

Joanete

Conforme o aumento das cargas na ponta do pé, o dedão começa a ficar torto, indo para dentro e ficando também por cima dos outros dedos do pé.

Entorse de tornozelo

Pode acontecer por diversos fatores, dentre eles, um solo instável, falta de equilíbrio durante o uso do salto, tropeçar em algo no chão.

O problema pode também gerar diversas complicações, como lesão dos ligamentos do pé, fratura de ossos e lesão de nervos e músculos.

Fascite plantar

Dor na parte de baixo do pé ocasionada pelo uso excessivo do salto alto, onde a pessoa sente uma queimação na planta do pé, que dificulta a locomoção no dia a dia.

Metatarsalgia

Por conta da má distribuição de peso que fica concentrada na região da ponta dos pés, inicia um processo de irritação de músculos, tendões, músculos e do osso que se localiza no início dos dedos do pé.

Encurtamento da panturrilha

Devido aos longos períodos na ponta do pé, a panturrilha começa a encurtar em razão da alta exigência dela para manter o equilíbrio e a sustentação do peso.

Por que a coluna é afetada?

O salto alto prejudica a coluna porque força o posicionamento do pé para a frente, alterando o eixo central do corpo e forçando a musculatura.

“Quando usamos o salto alto, temos a tendência de levar todo o peso do corpo para frente, exigindo mais dos músculos e articulações do pé, joelho e coluna”, explica Cavalcante.

Como prevenir as lesões?

Para conciliar o salto alto com a saúde no Carnaval e no restante do ano, o especialista recomenda usá-lo com moderação.

Além disso, é importante seguir alguns cuidados:

– Dê pausas em pequenos períodos durante o uso do salto alto para descansar os pés e evitar sobrecarga. Se possível, faça uma automassagem na planta do pé para aliviar as tensões;

– Faça um “teste drive” antes de comprar seu salto. Ao escolher o salto que mais te agrada, calce-o e ande por grandes distâncias dentro da loja para sentir como ele realmente fica no seu pé;

– Escolha saltos mais grossos, assim, você vai ter mais facilidade para se equilibrar e evitar com que aconteçam quedas ou entorses de tornozelo;

– Tente se acostumar com seu salto antes de usá-lo nas ocasiões especiais. Utilize-o dentro de casa para se acostumar e ter mais facilidade durante o uso,

– Use palmilhas nos saltos. Além de ajustar o tamanho do calçado, elas também ajudam a dar mais conforto para os seus pés, já que diminuem as pressões exercidas nele, aliviando e reduzindo as dores.

*Informações Alto Astral


+ Saúde