Carlos Brigagão, dono da Calçados Sândalo, morre aos 79 anos vítima de covid-19

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de outubro de 2021 às 12:00
  • Modificado em 9 de outubro de 2021 às 12:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Carlos Brigagão, sócio-proprietário de Calçados Sândalo, foi um dos grandes nomes da indústria de calçados de Franca

Carlos Brigagão e sua esposa Lúcia Helena Maniglia

Morreu na última sexta-feira, 08, o empresário Carlos Brigagão, proprietário de Calçados Sândalo . Ele tinha 79 anos e lutou por quase um mês contra a covid-19, quando as complicações agravaram o seu quadro de saúde e o levaram a óbito.

Carlos foi um dos maiores nomes da indústria de calçados de Franca e também foi sócio e presidente da Francal, quando uma das grandes feiras do setor calçadista era realizada em Franca.

Durante sua presidência, ele conseguiu trazer o presidente João Figueiredo para inaugurar a edição francana.

Casado com a professora e escritora Lúcia Helena Maniglia Brigagão, Carlos deixa quatro filhos: Luciana, Alexandre, Eduardo e Fernando.

Uma das maiores fabricantes de calçados de Franca, a Sândalo chegou a ter uma produção diária de 4,5 mil pares nas décadas de 90 e 2000.

A crise e o declínio das indústrias de Franca também atingiram sua empresa e, em 2007, os últimos 260 funcionários da Sândalo foram demitidos e a produção passou a ser terceirizada.

Por opção da família, o corpo de Carlos Brigagão será cremado e não haverá velório.

Nas relações pessoais Carlos Brigagão era um gentleman, como bem nomeou a colunista Patrícia. Também era um visionário que implantou medidas sociais na sua empresa quando o assunto não passava ao largo do empresariado.

Até mesmo um conjunto habitacional para os funcionários da indústria foi conduzida por ele nos bons tempos do setor calçadista francano.