Canil Municipal de Franca já realizou mais de 1.000 castrações de animais em 4 meses

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 15 de outubro de 2021 às 13:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A castração tem o propósito de ajudar no controle dessa população e diminuir a incidência de cães e gatos soltos pelas vias públicas

Em 4 meses, mais de 1.000 castrações foram realizadas pelo Canil Municipal de Franca

 

Com uma média de 250 castrações oferecidas, gratuitamente, por mês, a Prefeitura de Franca, através do Canil Municipal, este ano vinculado a Secretaria de Meio Ambiente, contabiliza mais de mil animais esterilizados, entre cães e gatos.

“Esse é um serviço que foi retomado há pouco mais de quatro meses”, informou o responsável pelo Canil de Franca, Eduardo Garcia, acrescentando que a procura pelo serviço é constante, com uma média de 10 a 15 pessoas se dirigindo ao local para preencher o cadastro inicial.

Antes do novo procedimento licitatório, esse serviço de castração aberto à população esteve suspenso nos últimos anos e foi retomado nos últimos meses.

Através da realização de uma licitação, a Prefeitura contratou uma clínica especializada que oferece esses procedimentos (média de 250 a 300 por mês), mediante prévia solicitação que deve ser feita junto ao Canil Municipal.

A cirurgia é gratuita e, prioritariamente, voltada para os cães e gatos comunitários, ou seja, àqueles sem dono, que vivem nas ruas e também as demais pessoas com domicílio no município. Foram realizados até essa semana mais de 1.000 castrações.

O investimento geral com previsão de 3,2 mil esterilizações é da ordem de R$ 260 mil.

A castração tem o propósito de ajudar no controle dessa população e diminuir a incidência de cães e gatos soltos pelas vias públicas, sujeitos a acidentes e, muitas vezes, mal cuidados, o que pode gerar punições aos responsáveis.


+ Animais