Câncer de pênis: 500 homens têm o órgão genital amputado todos os anos no Brasil

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 24 de julho de 2022 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estatísticas registram quase dois casos de câncer de pênis todos os dias, levando mais de 500 homens à perda genital no Brasil

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que cerca de 500 homens têm o órgão genital amputado por ano em decorrência do câncer de pênis.

E qual a relação das amputações com a lavagem do órgão sexual masculino? Toda. A má higiene é uma das principais causas deste tipo de câncer.

“O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de câncer de pênis, o que é facilmente evitável com a higiene íntima e tratamento da fimose. A desinformação e a dificuldade de acesso à saúde fazem com que muitos homens tenham o órgão genital amputado e morram por câncer de pênis”, alerta o urologista Ubirajara Barroso Jr., especialista em reconstrução genital e chefe de cirurgia reconstrutiva de uretra do hospital da Universidade Federal da Bahia.

“O câncer de pênis representa 2% de todos os cânceres em homens. Parece pouco, mas o Brasil é um dos campeões. Estamos disputando com Quênia, Uganda, Egito e Índia. E uma das formas de evitar, de prevenção é a limpeza correta do pênis“, completa Rafael Neri, urologista especialista em cirurgias minimamente invasivas e cirurgia robótica.

“A urina embaixo da pele (prepúcio) é ácida e pode causar fibrose, inflamação. A lavagem feita com água e sabão salva todo o risco de ter um tumor de pênis ou doença mais grave. Também vale ressaltar que não é necessário lavar o pênis a cada micção ou passar alguma pomada, antisséptico”, orienta Barroso, em reportagem publicada pelo portal G1 Saúde.


+ zero