Câmara quer multa a candidatos ou partidos que sujarem as ruas com “santinhos”

  • Marcia Souza
  • Publicado em 17 de setembro de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prática da “boca de urna” costuma vir acompanhada de derramamento de papeis na porta de escolas

Câmara de Franca

Prática da “boca de urna” costuma vir acompanhada de derramamento de papeis na porta de escolas

As comissões da Câmara analisaram e recomendaram adequações ao projeto de lei que tramita na Casa e que modifica o Código de Posturas do Município de Franca em relação à sujeira da cidade por candidatos.

Segundo o projeto, o acúmulo de santinhos, caracterizado claramente como propaganda política eleitoral, nos locais de votação no último pleito municipal causou indignação.

Segundo o projeto, os francanos reclamaram da poluição visual e ambiental, além dos registros de acidentes em que as pessoas idosas acabaram escorregando ao pisar no material com a propaganda dos candidatos e se machucando.

Segundo os vereadores, mesmo cientes de que a legislação eleitoral proíbe essa distribuição no dia da eleição, cabe ao Município legislar sobre assuntos de interesse local para disciplinar e punir, de forma mais rigorosa, os responsáveis por essa prática.

O texto ainda prevê multa por candidato ou partido político que descumprir o contido no caput do art. 243-A de 100 (cem) UFMF, o equivalente a R$ 7.196,00, a ser aplicada após a conclusão do competente inquérito administrativo, garantida ampla defesa.


+ Política