Câmara de Franca aprova projeto de lei criando a Semana do Hip-Hop no município

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 22 de março de 2024 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é fazer homenagem valorizando a cultura popular brasileira

 

A Câmara dos Vereadores aprovou nesta terça-feira o Projeto de Lei nº 13/2024 de autoria do vereador Marcelo Tidy que cria a Semana Francana da Cultura Hip-Hop.

De acordo com o projeto, de 11 de agosto de 2023 a 10 de agosto de 2024 comemora-se o ano do Cinquentenário da Cultura Hip Hop. A Cultura Hip Hop tem como marco inicial simbólico uma reunião comunitária ocorrida em 11 de agosto de 1973 na Avenida Sedgwick, 1520 no bairro do Bronx em Nova Iorque.

De lá pra cá ela se popularizou e com o auxílio de seus cinco elementos “Paz, Amor, União e Diversão Consciente”, a Cultura Hip Hop se tornou uma das principais ferramentas de conscientização e melhoria das condições de vida das populações periféricas menos assistidas.

No Brasil não foi diferente. A Cultura Hip-Hop aterrissou em nossa terra a fincou profundas raízes, garantindo melhorias às populações periféricas e sendo objeto de centenas de estudos acadêmicos pelo Brasil.

Em razão disso, em 2023, a Cultura Hip-Hop iniciou seu processo de reconhecimento como bem do patrimônio imaterial do Brasil junto ao Iphan. No mesmo ano, no simbólico dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), foi assinado o Decreto Presidencial n.º 11.784/2023 de reconhecimento, valorização e fomento à Cultura Hip-Hop. No mesmo ato foi assinado o Projeto de Lei que prevê a criação do Dia Nacional do Hip-Hop em 11 de agosto.

“Considerando que integrantes da Cultura Hip-Hop francana atuaram direta e decisivamente em tais ações nacionais, tanto na mobilização popular quando na própria redação de tais instrumentos normativos”, disse o vereador Marcelo Tidy, sobre a apresentação do projeto.


+ Política