Câmara de Franca adia projeto que obriga aplicação anual de flúor na rede municipal

  • Marcia Souza
  • Publicado em 10 de março de 2025 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Objetivo é que crianças tenham uma melhor saúde bucal em Franca

 

Os legisladores de Franca decidiram adiar por duas semanas a votação do Projeto de Lei Ordinária nº 13/2025, de autoria do vereador Leandro O Patriota (PL), que dispõe sobre a aplicação anual de flúor nos dentes dos alunos do ensino fundamental das escolas da rede municipal de Franca.

O parlamentar argumenta que a medida proposta se justifica pela importância da prevenção de cáries em crianças, que podem levar a problemas de saúde mais graves, como infecções e dificuldades na mastigação e na fala nos alunos.

“Além disso, a aplicação de flúor nas escolas contribui para a redução da necessidade de tratamento odontológico, o que gera economia para os cofres públicos”, diz o vereador.

Ele defende que “a presente proposição é de grande relevância para a saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino, e contamos com o apoio dos nobres Vereadores para sua aprovação”.

Como será?

A proposta estabelece que a aplicação de flúor será realizada por um profissional da área de odontologia, em ambiente escolar e com a devida autorização dos pais ou responsáveis.

O texto define que a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, será responsável por planejar, executar e supervisionar a aplicação do flúor, seguindo as normas técnicas e de segurança estabelecidas.


+ Cotidiano