Vereadores querem fazer “Novembrinho Azul” pra incentivar prevenção entre os jovens

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 28 de maio de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vereadores querem incentiva à adoção de hábitos saudáveis desde a juventude

Será votado na sessão desta terça-feira, na Câmara de Franca, o Projeto de Lei nº 28/2024 – que cria o programa “Novembrinho Azul”, na seara da Campanha “Novembro Azul”, no município de Franca.

Os autores da proposta, Donizete da Farmácia (MDB) e Marcelo Tidy (MDB), explicam que o objetivo é incentivar a prevenção primária do cancer de próstata, por meio da redução da exposição a fatores de risco e da adoção de hábitos saudáveis.

E também a prevenção secundária, que visa a detectar e tratar doenças já existentes, mas que ainda não estão manifestas, para aumentar as chances de cura. Os vereadores defendem a importância da iniciativa.

Justificativa

Segundo os vereadores, a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica elaborou um documento denominado “Projeto Novembrinho Azul”, para que sejam realizadas ações de consultas e palestras com cirurgiões pediátricos e outros profissionais de saúde especialistas.

Isso com o objetivo de promover o diagnóstico e o tratamento precoces de condições como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária e varicocele, bem como conscientizar a população acerca da vacina de HPV, entre outros temas.

“Essa ação visa a estimular as famílias a procurar precocemente as redes de atenção à saúde para os cuidados específicos de meninos até 15 anos de idade”, dizem os parlamentares.


+ Política