Câmara de Franca quer criar dia de prevenção e conscientização contra a epilepsia

  • Marcia Souza
  • Publicado em 9 de maio de 2024 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O objetivo principal do projeto é oferecer mais amparo para a população

As comissões de mérito da Câmara de Franca vão avaliar o Substitutivo 07 ao PL 25/2024 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Franca o “Dia Municipal de Conscientização da Epilepsia – Dia Roxo”.

De acordo com a Liga Brasileira de Epilepsia, o “Purple Day” (Dia Roxo) é um dia de esforço internacional dedicado ao aumento da conscientização sobre a Epilepsia em todo o mundo.

No dia 26 de março, anualmente, as pessoas em países ao redor do mundo são convidadas a usar a cor roxa. O “Purple Day” foi criado em 2008, por Cassidy Megan, uma criança na época com nove anos, de Nova Escócia, no Canadá, com a ajuda da Associação de Epilepsia da Nova Escócia (EANS).

Autores defendem proposta

Os autores da proposta são Daniel Bassi (PSD), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Donizete da Farmácia (MDB) e Marcelo Tidy (MDB). Eles defendem a importância e aprovação da matéria.

“A epilepsia é uma condição neurológica crônica que pode acontecer em qualquer idade, raça e classe social. Estima-se que existam, no Brasil, três milhões de pessoas com a doença. No entanto, apesar de ser um grave problema de Saúde Pública, prevalece o desconhecimento sobre o tema”, justificam os vereadores.

De acordo com o projeto, a campanha será realizada anualmente, durante o mês de março, com o intuito de conscientizar a população.

Objetivos

Os focos são conscientizar a população, divulgar as ações que devem ser tomadas pelos que presenciam uma crise epiléptica; estimular atividades de divulgação, proteção e apoio e estimular a oferta de tratamentos de saúde pela rede pública municipal.

Ainda de acordo com a proposta, os órgãos públicos poderão promover a iluminação e/ou a decoração do espaço físico com a cor roxa, como forma de dar à população visibilidade sobre o tema.

As ações de conscientização poderão ser planejadas e desenvolvidas em conjunto com órgãos públicos e privados, compreendendo entre outros, palestras, apresentações e distribuição de material impresso.


+ Política