Câmara de Franca faz homenagem a Júlio Jacometi, fundador da fábrica J. Jacometi 

  • Marcia Souza
  • Publicado em 27 de dezembro de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresário francano, tido como exemplo de humildade e trabalho, dará nome a rua

Empresário francano, tido como exemplo de humildade e trabalho, dará nome a rua

Os vereadores de Franca aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 197/2022, de autoria do vereador Pastor Palamoni (PSD), que denomina Júlio Jacometi a Rua 104 do Residencial Pouso Alegre, no município de Franca.

Seu Júlio nasceu no dia 6 de setembro de 1930, na Fazenda Betânia, município de Ibiraci-MG. Seu pai, Jacob Giacometti, era um imigrante italiano, natural da cidade de Noventa de Piave, uma pequena cidade na região do Vêneto, norte da Itália, e, sua mãe, Rita Cândida de Jesus, era natural da cidade de Ibiraci-MG.

Júlio passou sua infância e adolescência na Fazenda do Coronel Timóteo, no município de Ibiraci onde trabalhou, desde pequeno, na lavoura de café e, em 1957, mudou-se para a cidade de Ibiraci, onde abriu um bar, seu primeiro estabelecimento comercial. Casou-se em 1963 com Guilhermina Monteiro Jacometi, também, residente na cidade de Ibiraci.

Mudou-se para Franca, ainda no ano de 1963, onde se iniciou na indústria de calçados como pespontador na Fábrica de Calçados Samello. Logo em 1964, iniciou seu segundo estabelecimento comercial, o Bar e Sorveteria Caçula, na Rua Santos Pereira, próximo ao campo do Palmeirinhas. Em 1969, com o seu irmão Onofre Jacometi, iniciou a fábrica de calçados “Irmãos Jacometi”, sociedade que se manteve até o ano de 1981.

Após o término da sociedade, Júlio iniciou um novo empreendimento, uma Transportadora de Cargas de Minério. Em 1989, iniciou a J. Jacometi Indústria de Calçados, inicialmente produzindo 12 pares de botas por dia.

Atualmente, após 33 anos de existência e muito sucesso, a fábrica produz 600 pares por dia e sua Diretoria é formada pelos filhos Júlio César Monteiro Jacometi e Rosana Jacometi Pimentel. Júlio Jacometi viveu sua vida dedicada à família e sendo, sempre, muito responsável com o trabalho.

Nos seus empreendimentos, preocupava-se em gerar empregos e com a manutenção desses empregos e dos seus colaboradores. Tinha um olhar cuidadoso com a infância e pôde desenvolver essa característica quando foi diretor da Creche Riviera, na década de 1990.

Já viúvo, faleceu no dia 06 de março de 2022, deixando dois filhos, cinco netos e um bisneto, e deixou muitas saudades por todos os lugares por que passou.

O vereador Pastor Palamoni (PSD) destacou a homenagem. “Eu o tratava como padrinho, porque era meu padrinho de casamento e a esposa dele irmã da minha sogra, e todo convívio que tivemos durante quase 40 anos, mostrava uma pessoa muito simples que contribuiu muito com município de Franca”, afirmou.


+ Política