Calçadistas projetam mais de US$ 32,8 milhões em negócios na Micam Milano

  • Robson Leite
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2023 às 09:00
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Na Feira, as empresas conseguem encontrar compradores do mundo inteiro, não somente da Europa, mas também de outros mercados

O inverno europeu foi aquecido com as negociações da indústria calçadista brasileira durante a edição 95 da Micam Milano, nos pavilhões da Rho FieraMilano, em Milão.

A feira, que ocorreu entre 19 e 22 de fevereiro,  terminou com a comercialização de 356 mil pares, que geraram mais de US$ 9,2 milhões para as 64 marcas presentes na feira. Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 1,3 milhão de pares e US$ 32,8 milhões.

A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Ao todo, 41 empresas participantes realizaram mais de mil contatos durante os quatro dias.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que a Micam Milano é um ponto de encontro internacional do setor calçadista.

“As empresas conseguem encontrar compradores do mundo inteiro, não somente da Europa, como de outros mercados como o da América do Sul, Oriente Médio e mercados que estavam ausentes do evento há certo tempo”, pontua Paola, ao frisar que para a Abicalçados e o Brazilian Footwear o evento também é um momento de relacionamento com os mais diferentes players do setor.

A delegação do maior produtor de calçados do Ocidente foi, novamente, um dos destaques da feira. No estande do Brazilian Footwear, oito empresas certificadas pelo programa Origem Sustentável e que participaram desta edição da feira foram ativadas com a exposição de produtos.

“A mostra superou as expectativas, principalmente por se tratar de uma edição de inverno. Ainda que sejamos a terceira maior delegação internacional, temos um expressivo número de empresas interessadas em retornar ao evento ou de iniciar a sua participação”, salienta Paola.

Qualidade e preço

Um destes compradores, atravessou o Oceano Atlântico para conhecer as coleções de inverno. O chileno Jorge Tornero, proprietário de 46 lojas no Chile, compra calçados brasileiros há mais de 21 anos e, em Milão, estava visitando algumas marcas verde-amarelas presentes na mostra. “O produto brasileiro tem qualidade e preço.

É o melhor do mundo quando falamos, principalmente, de salto fino e conforto”, destaca, ao dizer que importa 170 mil pares por ano do Brasil.

O analista do Oriente Médio da Calçados Beira Rio (Novo Hamburgo/RS), Fábio Oliveira, conta que a empresa está colhendo os resultados do trabalho de exportação que é feito há dez anos.

“Essa foi a melhor edição de inverno de todos os tempos. O resultado foi acima da expectativa inicial para esta edição”, comenta, ao falar que a participação nesses eventos é importante para a manutenção da estratégia da empresa no mercado internacional.

“Os clientes nos conhecem porque estamos nos mercados por meio das empresas de representação comercial e esses dias de feira são um grande ponto de encontro para a realização de novos negócios e a manutenção de antigos.”

Empresas de Franca

Uma das empresas que estreou nesta edição foi a Perlatto (Franca/SP). A gerente de exportação da empresa, Karina Ferracioli, frisa que eles estavam bastante ansiosos para trabalhar com o mercado europeu e participar desta que é uma das principais feiras calçadistas do mundo.

“A feira foi muito boa, recebemos visitas de compradores da Itália, do Líbano, Chile e Irlanda. Fechamos pedidos todos os dias da mostra e mantivemos contato com interessados em abrir distribuição do nosso produto na Europa. Estamos voltando pro Brasil muito felizes com desempenho acima das expectativas”, ressalta.

Já o coordenador de exportação da Itapuã (Cachoeiro de Itapemirim/ES), Tiago Cantarini, fala que tirou pedidos nos três primeiros dias da feira.

“A edição de inverno 2023 da Micam Milano superou as nossas expectativas, até pelo fato de que os nossos produtos são voltados ao verão. E conseguimos abrir mercados novos, como Finlândia, Itália e Chipre, além de termos feito muitos bons contatos que, certamente, não teríamos acesso se não estivéssemos participando.”

Promoção no mercado italiano

Durante a Micam Milano, a Abicalçados também participou de reuniões e visitas de relacionamento com o Setor de Promoção Comercial (Secom) do Consulado Geral do Brasil em Milão. Paola esteve com o embaixador Hadil da Rocha Vianna e apresentou os projetos da Abicalçados.

“Além de falarmos sobre a feira, aproveitamos para apresentar ações da entidade para além do Brazilian Footwear, tais como o Origem Sustentável e a Brazilian Footwear Show (BFSHOW), contando com o apoio do consulado para a promoção destas iniciativas no mercado italiano.”

Participaram da Micam Milano, com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas Actvitta, Adrun, Alex Senne, Anatomic Shoes, Andacco, Awana, Bebecê, Beira Rio, Bibi, BR Sport, Campesi, Capelli Rossi, Carrano, Cecconello, Cocco New York, Comfortflex, Cristófoli, Dakota, Democrata, Dotz, Ferracini 24h, Ferricelli, Guilhermina, Ipanema, Itapuã, Jorge Bischoff, Kolosh, Kolway, Lamara London, Levecomfort, Lia Line, Loucos & Santos, Luiza Barcelos, Luz da Lua, Madeira Brasil, Mississipi, Modare Ultraconforto, Moema, Moleca, Molekinha, Molekinho, New Face, Offline, Opananken Antitensor, Pampili, Pegada, Perlatto, Petite Jolie, Piccadilly, Pink Cats, Ramarim, Rider, Santa Lolla, Sapatoterapia, Savelli, Sua Cia, Tabita, Usaflex, Verofatto, Vicenza, Vizzano, Voices Culture, Werner, Wirth e Zaxy.


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