Calçadistas comentam sobre o lançamento do projeto “Nova Indústria do Brasil”

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Sapato é um dos setores mais importantes da economia de Franca

Visando frear o processo acelerado de desindustrialização brasileira, o Governo Federal lançou, em cerimônia no Palácio do Planalto, a Nova Indústria Brasil.

O plano foi construído ao longo do último ano com a participação de membros do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), grupo de entidades representativas da indústria do qual a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) é parte.

A iniciativa prevê uma série de ações governamentais para estimular a industrialização brasileira, entre elas mais de R$ 300 bilhões em financiamentos até 2026, montante que será gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Presente no lançamento, o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, avalia positivamente a iniciativa.

“Quando foi a última vez que tivemos um plano de industrialização? A iniciativa é importante e estimula o setor, mas é preciso que saia do papel o quanto antes”, avalia o dirigente.

Segundo ele, o novo plano promete estimular e financiar projetos relacionados à bioeconomia e transição energética, visando reduzir em 30% a emissão de CO2 na indústria.

“A indústria calçadista, nos últimos anos, vem investindo pesado em ações que visam uma produção cada vez mais sustentável. Seremos apoiados dentro dessa ideia do plano industrial”, ressalta o executivo.

Ele afirma que entre os países produtores de calçados, o Brasil é o país que menos emite CO2 e que mais utiliza fontes renováveis de energia.

Conforme a Abicalçados, todos os anos são investidos mais de R$ 450 milhões em ações de inovação, sendo mais da metade desse valor destinado à sustentabilidade.


+ Economia