Calçadistas apostam em feiras nos EUA; 26 marcas brasileiras participam de eventos

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 16:00
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Exportações são importantes para o aumento no volume de negócios

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações do setor realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), levou 26 marcas calçadistas para participar de um circuito de três feiras nos Estados Unidos que começou no dia 13 e vai até 22 de fevereiro.

Com boas expectativas de recuperação da economia norte-americana, que em 2024, conforme projeto do Fundo Monetário Internacional (FMI), deve crescer mais de 2% ante 2023, as marcas participaram da Magic Las Vegas – entre 13 e 15 de fevereiro -, e da Atlanta Shoe Market – entre 17 e 19 de fevereiro. Também se preparam para a Magic NY – entre 20 e 22 de fevereiro.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Carla Giordani, destaca que as feiras serão fundamentais para a recuperação esperada para as exportações ao longo do ano.

“O mercado norte-americano é o maior consumidor de calçados do mundo, em movimentação de receita. Para o Brasil, tradicionalmente é o principal mercado para a exportação. O crescimento das exportações do setor passa pelo comportamento daquele mercado”, comenta Carla, ressaltando que, para 2024, as exportações totais de calçados verde-amarelos podem crescer até 0,9%.

Selecionado como mercado-alvo das ações do Brazilian Footwear, no ano passado, conforme dados elaborados pela Abicalçados, foram embarcados para os Estados Unidos 10,64 milhões de pares, que geraram US$ 227 milhões.


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