Cães e gatos: dicas para acalmar o seu animal nas festas de Ano Novo

  • Salvador Netto
  • Publicado em 28 de dezembro de 2020 às 19:14
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os ruídos deixam os seus amigos de quatro patas em estado de grande ansiedade e estresse

Cães e gatos são bastante suscetíveis a barulhos como os estampidos de rojões - Foto: Freepik/Jornal da Franca

O ano está chegando ao fim. E ainda que as celebrações de entrada em 2021 sejam diferentes este ano, é importante continuar a ter em consideração os seus animais de estimação.

A virada tende a ser de extrema ansiedade para o seu cão e/ou gato. Isto deve-se aos ruídos altos e agitação humana que causam stress nos animais. A “Long Beach Home + Living” deixa algumas sugestões para lidar com o problema.

“Confine” os seus animais de estimação: Para animais, como os gatos,cujas caixas lhes proporcionam uma sensação de segurança, deixe-os esconderem-se na sua caixa durante a noite e cubra-a com uma toalha ou um cobertor para proteção extra. Se o seu animal de estimação não for adepto de espaços muito pequenos, coloque-o numa sala onde não possam se mechucar ou danificar as suas coisas.

Ligue o rádio ou a TV: Ligar a TV ou o rádio ajudará não só a abafar o som, mas também a distraí-lo. Uma música suave ajudará muito, mas ligue o rádio ou a TV algumas horas antes do início das festividades para que o seu cão possa associar o barulho à paz e conforto.

Exercício: No início do dia, certifique-se de dar ao seu cão o exercício suficiente para cansá-lo. Com menos energia, o animal estará menos estará sujeito ao pânico durante o fogo de artifício. No caso dos felinos, aproveite a manhã para brincar muito com eles.​